Em entrevista ao SportTV, após a sua vitória, o penta campeonato dos 25 quilômetros, Ana Marcela Cunha mencionou ao repórter Marcelo Courrege que já escutou a sua comparação com outros grandes nomes do esporte, mas que preferia ser apenas quem ela era, Ana Marcela Cunha.

A lista abaixo é apenas uma atualização de uma série de referências e conquistas que colocam a nadadora brasileira em uma dimensão dos maiores do esporte, seja a nível nacional, entre todas as mulheres, ou a nível internacional, como a melhor nadadora de águas abertas da história.

Vale destacar que como se tratam de atletas ou de modalidades diferentes, ou mesmo de épocas distintas, apontar esta ou aquela como melhor da história sempre tem um fator de interpretação que pode ser diferente, mas os números abaixo relacionados são factuais e incontestáveis.

BRASIL
* Ana Marcela com a campanha de Budapeste chegou a 15 medalhas em Campeonatos Mundiais (7 ouros, 2 pratas, 6 bronzes), isso lhe coloca (com grande vantagem) como a maior atleta nacional mais medalhista da história em Mundiais entre todos os esportes. Etiene Medeiros é quem aparece na segunda colocação com oito medalhas (4 ouros, 3 pratas e 1 bronze) e Mayra Aguiar do judô em terceiro com 6 medalhas (2 ouros, 2 pratas, 2 bronzes).

* Única medalhista de ouro dos esportes aquáticos do Brasil.

* Mesmo sem disputar há anos, Ana Marcela segue como a maior vencedora do circuito nacional de águas abertas, são nove títulos.

MUNDO
* Escolhida como melhor do mundo pela FINA por sete vezes (2010, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2021). Nas águas abertas, ninguém nunca ganhou mais de duas vezes. Entre todas as modalidades aquáticas, a russa Svetlana Romashina do nado artístico e a chinesa Shi Tingmao dos saltos ornamentais aparecem em segundo lugar com seis.

 

Arte e imagem FINA

 

* Com 15 medalhas em Mundiais, Ana Marcela igualou a nerlandesa Edith van Dijk como as maiores medalhistas da história dos Mundiais em Águas Abertas.

* Com sete medalhas de ouro, Ana Marcela é a segunda maior vitoriosa em águas abertas em Mundiais, uma vitória a menos do que Larissa Ilchenko da Rússia. Como todas as sete vitórias de Ana Marcela foram nos Mundiais de Esportes Aquáticos, a brasileira já é a maior vitoriosa da competição.

* Budapeste foi o 11o Campeonato Mundial de Ana Marcela (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022). Com isso, ela é a segunda das águas abertas em participações, uma a menos do que a alemã Angela Maurer que se aposentou com 12 Mundiais.

* Com a vitória dos 25 quilômetros, Ana Marcela se juntou a outros quatro nadadores, os únicos penta campeões mundiais da história dos esportes aquáticos: Michael Phelps nos 200 borboleta, Katie Ledecky nos 800 livre, Katinka Hosszu nos 400 medley e Larissa Ilchenko nos 5 quilômetros.

* Pelo segunda vez em Campeonatos Mundiais, Ana Marcela ganhou medalhas nas três provas individuais. Ela já tinha feito isso em 2017, também em Budapeste, quando foi campeã dos 25 quilômetros e medalha de bronze nos 5 e 10 quilômetros. Agora, dois ouros e um bronze. Antes de Ana Marcela, apenas uma nadadora havia conseguido isso, a nerlandesa Edith van Dijk que no Mundial de 2005 venceu as provas de 10 e 25 quilômetros e foi bronze nos 5.

* Ana Marcela é a maior vencedora do Circuito FINA Marathon Swim Series 10K, a principal competição da FINA fora do Campeonato Mundial. São 5 títulos deixando a alemã Angela Maurer e a italiana Rachele Bruni em segundo com três conquistas.

* No FINA Marathon Swim Series, Ana Marcela é quem mais acumula vitórias nas etapas, são 27 incluindo a disputa deste ano em Setúbal, Portugal. Poliana Okimoto é a segunda no feminino com 16 vitórias e no masculino Thomas Lurz da Alemanha parou com 21 vitórias.

* No ano de 2014, Ana Marcela fez algo que ninguém conseguiu em duas décadas do circuito, ganhar medalhas em todas as etapas da temporada.

* As múltiplas conquistas de Ana Marcela incluem títulos nacionais por todo mundo. Além de ser a maior campeã brasileira, ela já foi campeã na África do Sul, Hungria, França, Espanha, Itália, Estados Unidos.

* Ana Marcela também é campeã Mundial Militar, campeã do Mundial de Praia, campeã Pan-americana e única nadadora da história a ser vencedora em três provas do Campeonato Sul-Americano.

 

Treinador Fernando Possenti e Ana Marcela Cunha com as 3 medalhas de Budapeste – Foto divulgação

 

O jornalista Guilherme Costa escreveu esta semana um artigo no qual dá sua opinião considerando Ana Marcela Cunha como a maior atleta entre todos os esportes do Brasil.

https://ge.globo.com/olimpiadas/blogs/brasil-em-paris/noticia/2022/06/30/opiniao-ana-marcela-cunha-e-a-maior-atleta-da-historia-do-brasil.ghtml