Uma reunião nesta tarde oficializou o cancelamento por completo do Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno, Troféu Tancredo Neves, que teria hoje a sua terceira etapa da competição. A CBDA tomou a decisão após realizar uma reunião com os treinadores e representantes das equipes participantes.

A competição estava paralizada desde esta manhã quando foi solicitada uma inspeção da Vigilância Sanitária da Bahia para apurar possíveis razões para os incidentes. No total, até esta tarde, estavam reportados que 97 dos 540 nadadores participantes da competição apresentavam sintomas de mal estar, febre, vômitos e náuseas. Alguns estão hospitalizados na rede particular de Salvador desde ontem.

A Vigilância Sanitária da Bahia ainda não concluiu a avaliação, e inclusive a piscina não foi interditada. A caixa d’água da Arena Olímpica foi limpa no último dia 21 de junho. Antes de começar a competição, a empresa que faz a limpeza e controle da piscina emitiu um boletim indicando a qualidade da água sem qualquer problema.

Com o elevado número de casos de atletas com sintomas, sem qualquer indício de ser algo com a piscina, e a não identificação do motivo exato para o surto, a CBDA decidiu levar para os representantes de clubes deliberarem para seguir ou não com o evento. A votação acabou apontando 33 x 32 para cancelar por completo o evento.

Informações locais indicam que há um surto do Norovírus na cidade de Salvador desde o mês de abril. Após a reunião que decidiu pelo cancelamento, a Best Swimming foi informada que os números de atletas infectados segue crescendo de forma expressiva.