Ontem a FINA divulgou os critérios de classificação dos cinco esportes aquáticos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Veja abaixo a íntegra destes documentos e alguns detalhes de cada um:

POLO AQUÁTICO
O torneio de polo aquático masculino terá 12 equipes e o feminino 10 equipes, cada uma com 12 jogadores. No masculino, campeão e vice do Mundial de Fukuoka, os cinco países campeões continentais, mais quatro países do Mundial de Doha e a França, país sede.

No feminino, campeão e vice do Mundial de Fukuoka, os cinco países campeões continentais, mais dois países do Mundial de Doha e a França, país sede.

waterpolo

NATAÇÃO
Um total de 852 atletas com índices valendo entre 1o de março de 2023 a 23 de junho de 2024. Os revezamentos serão apurados nos dois Mundiais, os três primeiros colocados da final do Mundial de Fukuoka e os 13 primeiros colocados das eliminatórias do Mundial de Doha.

Para os atletas classificados em Universalidade, somente serão considerados atletas que participarem ou do Mundial de Fukuoka ou do Mundial de Doha.

swimming

ÁGUAS ABERTAS
Classificação nominal automática dos três primeiros colocados da prova dos 10 quilômetros do Mundial de Fukuoka, mais 13 vagas que pertencem aos países dos 13 primeiros colocados do Mundial de Doha e mais cinco vagas que pertencem aos países que não estejam nos dois primeiros critérios de classificação, sendo um de cada continente.

A França tem assegurada uma vaga por cada sexo a ser decidida com o melhor resultado a ser obtido no Mundial de Doha, caso não classifique pelos dois critérios anteriores (3 em Fukuoka, 13 em Doha).

Atletas com marca A nas provas de 800 e 1500 livre em piscina podem disputar a prova sem precisar passar pelos critérios de classificação desde que não sejam completadas as duas vagas por país.

openwater

SALTOS ORNAMENTAIS
Um total de 136 saltadores, sendo oito da França, máximo de 16 atletas por país, oito de cada sexo. Do Mundial de Fukuoka saem os 12 primeiros colocados de cada prova, mais os campeões continentais e mais 12 saltadores do Mundial de Doha.

Para as provas por equipe, três do Mundial de Fukuoka, quatro do Mundial de Doha e a França, país sede.

diving

NADO ARTÍSTICO
Total de 96 atletas participantes, sendo oito do país sede, a França.

Na prova por equipes, cinco campeões continentais e cinco equipes do Mundial de Doha.

Para a prova do dueto, 10 duetos garantidos pelas provas de equipe, cinco duetos campeões continentais e as vagas remanescentes saindo do Campeonato Mundial de Doha.

syncro