A australiana Emma Mckeon foi a nadadora mais medalhada do Commonwealth Games encerrado na semana passada. A conquista das oito medalhas e uma série de recordes batidos, é apenas a sequência de sua melhor fase da carreira. Mesmo tendo sido derrotada em duas de suas principais provas, bronze nos 100 livre e prata nos 100 borboleta, a campanha de McKeon foi histórica.

 

 

Foram oito medalhas, isso é recorde em termos de Commonwealth Games, igualando Susie O’Neal que já havia feito isso no Commonwealth Games de Kuala Lumpur em 1998. Das oito medalhas de McKeon, seis de ouro, outro recorde também igualando a campanha de O’Neal.

Emma Mckeon venceu as provas de 50 livre, 50 borboleta, 4×100 livre, 4×100 livre misto, 4×100 medley e 4×100 medley misto, foi prata nos 100 borboleta e bronze nos 100 metros nado livre.

As oito medalhas ainda deram a McKeon outros recordes. Agora, com as campanhas combinadas dos Commonwealth Games de 2014, 2018 e 2022, ela acumula 20 medalhas, o que faz dela da atleta mais medalhista da história na competição. São 14 ouros, outro recorde, a mais vitoriosa da história também, além de uma prata e cinco bronzes.

 

Campanha vitoriosa em Tóquio – Foto AP

 

Vale lembrar que Emma Mckeon foi a maior vencedora de medalhas dos Jogos Olímpicos no ano passado em Tóquio, foram sete medalhas, quatro ouros e três bronzes.

 

Emma Mckeon e Matt Sates, Rei e Rainha da Copa do Mundo 2021 – Foto FINA

 

Não muito tempo depois, McKeon pulou na água para a Copa do Mundo de apenas quatro etapas, mas com 29 medalhas conquistadas e 10 vitórias arrecadando um prêmio total de 144 mil dólares e o título de Rainha da Copa do Mundo.

Emma Mckeon treina na equipe da Griffith University sob o comando de Michael Bohl, completou 28 anos em maio. McKeon tem pais e tio olímpico, além de ter tido seu próprio irmão na equipe australiana nos Jogos do Rio 2016.