CBDA publicou hoje o boletim 140/2022 (link) que traz o pedido de desconvocação de Guilherme Costa e a convocação de Luiz Felipe Loureiro para a Seleção Brasileira de Águas Abertas dos Jogos ODESUR.

Costa estava nas convocações de piscina e águas abertas, mas optou por focar apenas nas provas de 400, 800 e 1500 metros nado livre que irá disputar na competição que acontece na semana anterior as águas abertas.

Com a saída de Cachorrão que havia vencido a seletiva nacional em abril, a CBDA convocou o Luiz Felipe Loureiro, nadador do Grêmio Náutico União, terceiro colocado na seletiva e que fará a sua estreia na Seleção Nacional Absoluta.

Loureiro, 19 anos de idade, nascido no Texas, Estados Unidos, foi revelado na natação do Mato Grosso do Sul e defende as cores do Grêmio Náutico União. No ano passado, Loureiro foi campeão sul-americano juvenil nas provas de piscina e águas abertas em Lima, no Perú. O nadador também está convocado para disputar o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas no próximo mês em Seychelles.

A disputa das águas abertas dos Jogos ODESUR é uma competição bastante importante para a modalidade pois vai definir os sete primeiros classificados da América do Sul para a prova do 10 quilômetros dos Jogos Panamericanos de Santiago 2023.

 

Play San Jose, Encarnación

 

A prova dos 10 quilômetros do ODESUR está marcada para o dia 11 de outubro na Playa San Jose, cidade de Encarnación, localizada a 366 quilômetros de distância da capital Assunção, no Rio Paraná.

O Brasil está escalado para a disputa com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, Bruce Hanson e Luiz Felipe Loureiro.