É a segunda medalhista olímpica de Tóquio 2020 que anuncia a aposentadoria nesta semana. A nadadora australiana Kareena Lee, 28 anos de idade, anunciou a sua retirada do esporte pouco mais de um ano após o seu bronze histórico nos 10 quilômetros dos Jogos Olímpicos do ano passado.

 

 

Kareena foi a primeira (e única) medalhista da Austrália em águas abertas em Olimpíadas. Seu terceiro lugar atrás de Ana Marcela Cunha e Sharon van Rouwendaal veio num final de prova incrível na Baía de Tóquio. Na altura dos 5 quilômetros, Kareena ocupava a 15a posição entre as 25 nadadoras da prova.

Tóquio foi sua primeira e única Olimpíada depois de ficar de fora do Rio 2016 onde era uma das favoritas da Austrália para a classificação olímpica. Na classificação do Mundial de Kazan em 2015, Kareena terminou em 20o lugar saindo diretamente da prova para o hospital onde ficou internada por alguns dias. Um ataque de asma e hipotermia abreviaram o seu caminho para a sua tentativa de qualificação onde as 10 primeiras colocadas ganharam a vaga.

 

Foto Swimming World

 

Para Tóquio, a classificação viria no Mundial de Gwangju, em 2019. As vésperas da competição, seu treinador, o veterano John Rogers, teve de se submeter uma cirurgia de coração e não pode acompanhar ao vivo, mas viu sua nadadora ganhar a vaga olímpica ao terminar em sétimo lugar.

A resiliência de ficar de fora do Rio 2016, a volta por cima para o próximo ciclo e até mesmo a dificuldade da prova em Tóquio, mostram todo o trabalho feito pela dupla Rogers e Kareena. Agora, aos 28 anos de idade, a melhor nadadora de águas abertas da história da Austrália está anunciando o fim de sua bela carreira.