Dois nadadores que nunca haviam sido vencedores foram anunciados hoje pela revista americana Swimming World como os melhores nadadores de 2022. A escolha feita anualmente desde 1964 é uma votação entre um Painel de Especialistas que indicou os nomes de Ariarne Titmus da Austrália e o romeno David Popovici como vencedores.

O Prêmio de Melhor Nadador do Ano foi instituído inicialmente somente para os nadadores americanos. Na primeira edição, em 1964, Don Schollander foi o vencedor único. A partir de 1965 a escolha também incluiu as mulheres com Martha Randall sendo a primeira vitoriosa. Posteriormente, o prêmio foi ampliado para o mundo inteiro e incluindo a escolha dos melhores nadadores por continente.

Todos os anos, a edição de dezembro da Swimming World traz a escolha e que este ano traz dois nadadores não-americanos. Isso não acontecia desde 2015 quando os australianos Leisel Jones e Grant Hackett foram os escolhidos.

A vitória de Titmus faz uma sequência de dois anos consecutivos de vitória para as australianas no feminino repetindo a conquista de Emma McKeon no ano passado. Já Popovici se tornou no primeiro nadador da Romênia a vencer o prêmio.