Neste domingo de abertura da Copa do Mundo de Futebol, Ana Marcela Cunha foi operada em São Paulo do seu ombro esquerdo. A nadadora que há oito dias estava conquistando o hexa campeonato do FINA Marathon Swim Series em Eilat, Israel, já havia planejado a cirurgia ao final desta temporada tão vitoriosa.

Dr. Breno Schor, médico do COB, e o mesmo que operou o ombro de Bruno Fratus, fez a cirurgia do tendão subescapular que estava rompido e o supraespinhal que estava lesionado. O tendão do bíceps, apesar de bastante inflamado, foi tratado mas não preciso de reconstrução.

De volta ao seu quarto, Ana Marcela junto de seus pais mandou logo uma mensagem indicando que a cirurgia vai deixar a temporada de 2023 ainda melhor. “Eu estarei ainda mais forte” disse ela.

2022 foi um dos mais vitoriosos anos da carreira de Ana Marcela. Foram onze provas internacionais, onze pódios sendo que sete deles foram após a lesão. Todo o processo começa com a vitória da nadadora brasileira na etapa de abertura do FINA Marathon Swim Series em Setúbal, Portugal. Na época, numa prova muito disputada, em condições de mar agitado e frio, ventos fortes, Ana Marcela nadou com o traje por conta da regra que determina a sua obrigatoriedade. A limitação de movimentos e as dificuldades e nível da prova chegaram até ameaçar a participação de Ana Marcela no Mundial de Budapeste.

O treinamento de altitude feito antes do Mundial foi dos momentos mais difíceis da carreira de Ana Marcela. Das três semanas de trabalho programados, a primeira foi toda dedicada a recuperação do ombro. Mesmo com toda dificuldade, Ana Marcela foi para Budapeste onde venceu as provas de 5 e 25 quilômetros além do bronze nos 10 quilômetros.

A lesão de Ana Marcela só foi divulgada após a campanha do Mundial de Budapeste e desde então, tanto a nadadora como treinador Fernando Possenti nunca deixaram de citar o suporte que receberam da equipe médica, fisioterápica e suporte da psicóloga Carla Di Piero em todo este processo.

A previsão para recuperação para este tipo de cirurgia é de 10 a 12 semanas para retomada dos treinamentos. A programação de Ana Marcela para 2023 é a disputa do Mundial de Fukuoka que acontecerá em julho e onde pretende garantir a sua classificação para os Jogos Olímpicos da Paris 2024. Nos critérios anunciados pela FINA, a classificação para a Olimpíada em Fukuoka será para os três primeiros colocados na prova. As vagas restantes serão apuradas no Mundial de Doha em fevereiro de 2024.