Aconteceu ontem a premiação anual da USA Swimming, o Golden Googles Awards, que premiou a dupla de fundistas Bobby Finke e Katie Ledecky como os melhores da temporada na natação americana. Os dois companheiros de treino ainda foram contemplados com o troféu de melhor prova, ambos nos 800 metros nado livre, e ainda viram seu treinador Anthony Nesty ser premiado como o Treinador do Ano.

 

Veja aqui em detalhes cada um dos premiados como Melhores do Ano na natação americana:

Bobby Finke já tinha sido campeão olímpico no ano passado nos 800 e 1500 livre, este ano voltou a brilhar, agora com ouro nos 800 e prata nos 1500 livre no Mundial de Budapeste. Aos 23 anos de idade, é o fundista de maior melhora no mundo nestas duas temporadas.

 

Katie Ledecky foi coroada pela 8a vez como a melhor nadadora do ano nos Estados Unidos. É recorde na história do Golden Goggles Awards desde a sua criação em 2004. Antes de ser premiada ela estava empatada com Michael Phelps, ambos com sete troféus. Em Budapeste, Katie Ledecky se tornou na maior medalhista da história da natação americana feminina em Mundiais com suas vitórias nos 400, 800, 1500 e 4×200 livre.

 

Coach Anthony Nesty foi premiado pela primeira vez como treinador do ano nos Estados Unidos. Treinador de Bobby Finke e Katie Ledecky, sua escolha era considerada barbada. Nascido no Suriname, naturalizado americano, é a primeira vez que um treinador estrangeiro é premiado como melhor do ano nos Estados Unidos.

 

Medalhista olímpica no Rio 2016, ficou de fora do time de Tóquio 2020, Leah Smith voltou ao time americano para o Mundial de Budapeste onde foi bronze nos 400 livre e ainda levou o ouro no 4×200. Seu retorno a seleção e ao pódio do mundo foram decisivos na sua escolha.

 

Prova fortíssima do Campeonato Mundial de Budapeste. Bobby Finke venceu com novo recorde americano (7:39.36) com apenas 27 centésimos a frente do alemão Florian Wellbrock e 64 centésimos do ucraniano Mikhaylo Romanchuk. Detalhe que os três bateram os recordes nacionais de seus países.

 

A primeira penta campeã consecutiva da história da natação mundial, fazendo a quinta melhor marca da história, Katie Ledecky faz a melhor performance feminina do ano da natação americana.

 

Recorde de campeonato e mais de dois segundos a frente da Austrália, Estados Unidos campeão mundial do 4×200 livre feminino em Budapeste.

 

Aos 16 anos de idade, Leah Hayes, na sua primeira Seleção Americana foi medalha de bronze do Mundial de Budapeste nos 200 medley com novo recorde mundial júnior.