NADO Italia, Agência Nacional Anti-Dopagem da Itália, anunciou em comunicado (link) a suspensão do nadador Simone Sabbioni por 20 meses por ter falhado a três testes surpresas consecutivos num período de 12 meses.
Sabbioni, 26 anos de idade, duas vezes nadador olímpico, múltiplas vezes campeão e recordista nacional da Itália, teve sua pena imposta em punição retroativa desde 23 de março deste ano até 22 de novembro de 2023. Como atleta destacado e parte do ranking mundial, Sabbioni faz parte do sistema ADAMS, um controle rigoroso que estabelece e determina disponibilidade 24/7/365 para ser testado por agências nacionais ou internacionais de controle anti-doping.
Sem especificar datas, ou locais, a suspensão indica que Sabbioni perdeu três testes surpresas sem indicar em seu controle ADAMS alguma alteração de local onde estaria treinando ou viajando. Cada infração de perda de testes representa uma multa (100 dólares) e uma advertência. Três testes num período de 12 meses é considerada um caso de doping como qualquer outro e a punição pode variar de acordo com os argumentos da defesa do atleta infrator.
Atual recordista nacional da Itália (49.68) dos 100 costas em piscina curta, Sabbioni ficará estes 20 meses impedido de treinar ou competir, e não teve nenhum de seus resultados anulados pela punição.
Existem inúmeros nadadores brasileiros que já perderam os testes surpresas, mas jamais três testes em 12 meses.