O peruano Joaquin Vargas foi apontado pela CONSANAT como o “Atleta do Mês de Janeiro” iniciativa criada pelo Departamento de Comunicação da Confederação Sul-Americana de Natação desde o ano passsado.

 

 

Vargas faz parte da Universidade do Tennessee companheiro de treinamento do brasileiro Guilherme Caribé e cursando seu segundo ano de faculdade. Em janeiro, Vargas foi um dos destaques da equipe na disputa do Grand Prix TYR Pro Swim Series disputado na piscina da Universidade do Tennessee, em Knoxville.

Mesmo disputando seis provas na competição, Vargas conseguiu marcas A para os Jogos Pan Americanos e B para o Campeonato Mundial de Fukuoka nos 200 e 400 metros nado livre, chegando muito próximo de suas melhores marcas pessoais que, inclusive, são recordes peruanos.

 

 

Nos 200 livre, Vargas venceu a final B marcando 1:49.83, apenas 12 centésimos do seu recorde nacional. Na prova dos 400 livre ficou em 10o lugar com 3:54.41 contra os 3:52.18 do recorde peruano.

Na temporada universitária do NCAA, Vargas ocupa posições de destaque com marcas B nas 200 jardas livre 1:34.49 e 4:15.35 nas 500 jardas livre. Este tempo dos 500 lhe coloca em 22o no ranking nacional e em potencial de classificação para o fortíssimo Campeonato Nacional Universitário do NCAA Divisão I deste ano.

Integrante do time olímpico do Perú em Tóquio 2020, Vargas disputou dois campeonatos mundiais júnior, em 2017 e 2019. Antes de chegar a Universidade do Tennessee teve uma destacada temporada representando a equipe do Azura Swim Team na Flórida, Estados Unidos.

Na próxima semana, Vargas estará com sua equipe universitária do Tennessee participando da Conferência Southeastern no Bryan-College Station, no Texas. Será a última oportunidade de classificação para o NCAA Divisão I deste ano.

 

 

Relação dos Destacados del Mes da CONSANAT
Novembro de 2022 – Esteban Paz da Bolívia, natação
Dezembro de 2022 – Nicholas Santos do Brasil, natação
Janeiro de 2022 – Joaquin Vargas do Perú, natação