Publicada pela CBDA hoje a mudança aprovada em reunião do Bureau da World Aquatics em 21 de fevereiro. A nova regra oferece aos nadadores de costas algo que nenhum outro estilo tem na natação mundial, poder ficar submerso após o limite de 15 metros da saída ou virada. A chegada submersa para os últimos 5 metros é algo que muda por completo e pode criar inúmeras polêmicas.

Aqui um pequeno histórico de tudo que se passou até chegar a esta nova regra:

Fevereiro de 2022
As federações nacionais poderiam enviar suas propostas de mudanças de regras para a FINA serem analisadas na sequência pelo Comitê Técnico, Bureau e finalmente serem votadas pela Assembleia Geral da entidade.

25 de junho de 2022
Final dos 50 metros costas masculino do Campeonato Mundial em Budapeste, vitória do americano Justin Ress com 24.12. O nadador ainda estava na água quando foi anunciada a sua desclassificação em comunicado pelo locutor oficial indicando que o atleta estava com o corpo totalmente submerso no toque de placa. A cerimônia de premiação foi atrasada por conta de um protesto da delegação americana, mas foi executada premiando outro americano, Hunter Armstrong como campeão. O protesto da USA Swimming demorou para ser analisado, mas com muito atraso, houve uma decisão que reverteu a desclassificação e Justin Ress pouco mais de uma hora após foi premiado como campeão de forma solitária no pódio.

Outubro de 2022
Aprovadas as novas regras da FINA e o tema de chegada de costas não foi deliberado. A proposta apresentada pela Federação da Dinamarca que pedia que o ciclo final de nado do nadador de costas pudesse ser executado totalmente submergido. Tal proposta foi “Não recomendada” conforme decisão do Bureau. (imagem abaixo)’

 

 

1o de Janeiro de 2023
Com novo nome, World Aquatics, entram em vigor as novas regras de natação aprovadas pela entidade.

21 de Fevereiro de 2023
Reunião do Bureau da World Aquatics, algumas regras são discutidas e incluídas nas previamente aprovadas em outubro. Uma delas, trata da chegada de costas e aumenta para os últimos cinco metros de prova permitindo que o nadador esteja totalmente submergido. Tal decisão não passou pelo Comitê Técnico e foi aprovada pelo Bureau entrando em vigor de forma imediata.

27 de Fevereiro de 2023
A World Aquatics inicia a divulgação da nova regra da chegada de costas em comunicado aos Comitês Técnicos e federações nacionais.