Existem interpretações fisiológicas distintas, e não há uma norma estabelecida. Existem atletas que preferem chegar na véspera da competição principal, outros optam por descer 1, 2 ou até 3 semanas antes da competição principal.

O japonês Daiya Seto era a maior estrela, e maior esperança de medalha para a natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Acabou chegando a apenas uma final das suas três provas e ainda ficou de fora do pódio. Uma coisa que Seto fez para a Olimpíada, e ao que tudo indica, não vai mais fazer é chegar na véspera da altitude.

 

 

Semana passada, Seto e o grupo que treina com seu técnico atual Kato Tsuyoshi encerraram o treinamento de altitude que estavam fazendo em Flagstaff, no norte do Arizona, Estados Unidos. O retorno do grupo para o Japão acontece exatamente três semanas antes da Seletiva Japonesa que está marcada de 4 a 9 de abril, em Tóquio.

 

Os japoneses estabeleceram o índice olímpico como tempo classificatório para fazer parte da equipe que vai ao Mundial de Fukuoka em julho.