Anunciado nesta terça-feira (14/03) a Classe 2023 do International Swimming Hall of Fame incluindo o brasileiro Cesar Cielo e Michael Phelps em cerimônia que acontecerá no dia 30 de setembro deste ano. O evento está marcado para Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos, sede do Hall.
Anualmente desde 1965, são anunciados os nomes que fazem parte da Classe anual do ISHOF e Cesar Cielo será o terceiro brasileiro a integrar esta que é a maior honraria do esporte aquático mundial. Ele vai se juntar a Maria Lenk homenageada em 1988 e Gustavo Borges que entrou para o Hall em 2012.
Cesar Cielo entra para o Hall da Fama junto de outras grandes feras da natação mundial em especial Michael Phelps, além do japonês Kosuke Kitajima, Kirsty Coventry do Zimbabwe e a americana Missy Franklin. O treinador a ser homenageado será Bob Bowman, treinador que acompanhou Phelps em toda a sua carreira. Nas águas abertas o francês Stephen LeCat, atualmente diretor técnico da Federação Francesa será o homenageado.
A classe de 2023 traz uma novidade com a primeira homenagem a um atleta paralímpico. E a primeira a ser reconhecida será a americana Trisch Zorn, maior medalhista da história da natação paralímpica com 65 medalhas.
Atual recordista mundial dos 50 livre, Cesar Cielo foi campeão olímpico da prova em Beijing 2008 e bronze em 2012 além de ser o único tri campeão mundial na distância.
Veja aqui a lista dos homenageados anunciado a Classe 2023:
NATAÇÃO : Michael Phelps (USA), Kosuke Kitajima (JPN), Cesar Cielo (BRA), Missy Franklin (USA) e Kristy Coventry (ZIM); SALTOS ORNAMENTAIS: Wu Minxia (CHN); NADO ARTÍSTICO: Natalia Ischenko (RUS); POLO AQUÁTICO: Heather Petri (USA); ÁGUAS ABERTAS: Stèphane LeCat (FRA); TREINADOR: Bob Bowman (USA) e Chris Carver (USA); CONTRIBUIDOR: Sam Ramsamy (RSA) PARALÍMPICO: Trischa Zorn (USA).