A partir de quarta-feira, dia 22 de março, o Jean K. Freeman Aquatic Center, em Minneapolis, recebe a disputa do Campeonato Americano Universitário da Divisão I do NCAA Masculino. A competição reúne pouco mais de 200 nadadores e 50 saltadores em quatro dias de disputa pelo título máximo da natação universitária dos Estados Unidos.

Diferente do feminino, onde a Virginia era super favorita e confirmou chegando ao tri campeonato, no masculino a disputa deve ser bem mais acirrada. O ranking da CSCAA (College Swimming Coaches American Association) aponta a Arizona State como líder. Esta liderança vem desde novembro do ano passado para uma equipe que nunca havia sido campeã da Conferência (e venceu), e com o melhor resultado da sua história sendo o sexto lugar do ano passado.

Resta saber se a Arizona State comandada por Bob Bowman vai conseguir manter a excelente temporada que teve em 2022/2023 e principalmente em cima da sua maior estrela, o francês Leon Marchand. O maior adversário é a Universidade da California, atual campeão e sempre uma equipe que cresce na disputa do nacional. Ainda correndo por fora a Florida e Texas, este um pouco mais distante, mas uma equipe de muita tradição e maior vencedor da história da competição com 15 títulos.

Cinco nadadores brasileiros estão no NCAA deste ano, dois deles fazendo suas estreias. Murilo Sartori de Louisville, Kaique Alves do Alabama e Victor Baganha da Penn State repetem a presença do ano passado enquanto Eduardo Moraes de Michigan e Guilherme Caribé pelo Tennessee nadam a competição pela primeira vez. Caribé é quem está melhor ranqueado e aparece no Top 5 das suas duas provas, 50 e 100 livre.

Competição começa na quarta-feira, finais direta para as provas de revezamento 4×50 medley e 4×200 livre. A partir de quinta até sábado, eliminatórias e finais. O Jean K. Freeman Aquatic Center é um moderno centro aquático que já recebeu a competição em outras vezes, a última em 2018.

A natação faz parte do programa do NCAA desde a sua fundação em 1924 e sua disputa está entre as principais atrações da temporada esportiva universitária nos Estados Unidos. A competição será transmitida ao vivo na TV a cabo americana ESPN+ e com retransmissão pelo canal Star Plus do grupo ESPN no Brasil.

Como sempre tem acontecido todos os anos, todos ingressos da competição vendidos, e uma grande presença de pais acompanhando seus filhos estudantes nos quatro dias de competição.