Um dia que deixou a carreira do treinador brasileiro Alberto Pinto da Silva ainda mais especial.

A etapa de abertura do Open de Portugal na Ilha da Madeira foi um dia histórico para a natação de Portugal. Dois recordes nacionais batidos e o primeiro nadador classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O resumo do dia foi muito bem destacado pelo correspondente da Swim Channel em Portugal Nuno Albuquerque e a matéria pode ser conferida aqui (link).

Nesta etapa de grandes resultados, chamou a atenção a prova dos 50 metros nado livre, onde nas eliminatórias foram três nadadores abaixo da barreira dos 22 segundos com Diogo Ribeiro quebrando o recorde nacional 21.87 e carimbando o seu passaporte olímpico. O ucraniano Andryi Govorov 21.98 e Miguel Nascimento com 21.99 fizeram o top 3 da manhã, e num feito inédito para a natação de Portugal com tamanha velocidade logo nas eliminatórias.

Govorov já tinha 21, seu melhor é 21.46, mas ele não conseguia quebrar a barreira dos 22 segundos há cerca de quatro anos. Nascimento era o recordista da prova com os 21.90 feitos no ano passado nos Jogos do Mediterrâneo.

Na final, a prova ficou mais lenta, e apenas Nascimento conseguiu melhorar, fez 21.97 e ficou a um centésimo do índice olímpico, mas garantiu sua presença no time do Mundial de Fukuoka.

Com o resultado de hoje, em especial a marca de Govorov, o treinador Albertinho aumentou ainda mais a sua lista de nadadores abaixo da barreira dos 22 segundos. Agora, ele acumula um total de oito nadadores que sob o seu trabalho conseguiram nadar na casa do 21.

São cinco brasileiros, pela ordem Cesar Cielo, Nicholas Santos, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e Pedro Spajari, sua dupla de portugueses Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento, e a partir de agora Andryi Govorov. O ucraniano está sob as ordens de Albertinho em pouco mais de um mês e o resultado foi bastante comemorado.

Num total de 117 nadadores da história que já quebraram a marca, Albertinho está a frente de todos os treinadores do mundo. Ninguém chega nem perto de oito atletas abaixo dos 22.

O Clube do 21 é composto por 32 países e tem no brasileiro Bruno Fratus como o nadador que mais vezes conseguiu nadar na marca com um total de 100 vezes.