Medalhista de bronze nos 50 metros nado livre Bruno Fratus não vai participar do Troféu Brasil e com isso está fora do selecionado nacional do Mundial de Fukuoka e também dos Jogos Panamericanos de Santiago. O anúncio veio nesta quinta-feira, faltando 19 dias para a disputa da competição marcada para Recife de 30 de maio a 4 de junho.

Fratus já havia comunicado a decisão a seu novo clube, o Pinheiros, e inclusive ao Presidente da CBDA Luiz Fernando Coelho. A opção por não participar do Troféu Brasil é puramente uma questão de saúde e recuperação adequada.

Desde o Mundial de Budapeaste no ano passado, quando Fratus teve rompimento do seu ombro, o nadador foi paciente de duas cirurgias e ainda segue um intenso trabalho de fisioterapia e fortalecimento do local. O treinamento fora d’água, inclusive, já está no parâmetro normal, faltando ainda a recuperação completa nos treinamentos na piscina.

Com o foco de chegar a Paris, o que seria sua quarta Olimpíada, e poder brigar novamente pelo pódio que esteve nos 50 livre de Tóquio, Fratus e sua treinadora Michelle Lenhardt optaram pela recuperação adequada e “no seu tempo” para voltar a competir somente no Troféu José Finkel, de 1o a 5 de novembro.