A australiana Susie O’Neil se aposentou das piscinas após a sua terceira Olimpíada em Sydney 2000. A Madame Butterfly como ficou mundialmente conhecida deixou o esporte numa campanha que teve uma medalha de ouro (200 livre) e três pratas. Era o fim de uma carreira de oito medalhas olímpicas, dois ouros, quatro pratas e dois bronzes.

 

Susie O’Neil momentos antes de bater o recorde mundial

 

23 anos depois, trabalhando em um programa diário de rádio na Austrália, um desafio foi criado para levar o trio de apresentadores, O’Neil junto com os companheiros Ash Bradnam e David Lutteral e mais uma ouvinte para formar um revezamento e disputar as provas de 4×50 livre e 4×50 medley no Mundial Masters de Fukuoka.

 

Revezamento pronto para o Mundial Masters de Fukuoka

 

A iniciativa determinou que o torneio masters que aconteceu no final de semana em Brisbane iria selecionar a quarta integrante do revezamento. Além disso, os três teriam de alcançar índices de participação no Mundial. O’Neil fez mais que isso, nadando os 50 metros borboleta marcou 28.95 quebrando o recorde mundial da categoria 50-54 anos. O recorde anterior era da americana Erika Braun com 29.47.

Susie O’Neil completa 50 anos em agosto, poucos dias antes do início do Mundial e revelou que nem sabia que estava próxima de quebrar o recorde mundial e ficou surpresa com a marca alcançada.

Na carreira de O’Neil, além das oito medalhas olímpicas, ela ainda teve sete medalhas em Mundiais de Longa, 11 medalhas em Mundiais de Curta, 25 medalhas em Pan Pacíficos e 16 medalhas no Commonwealth Games.

 

Entrevista de Susie O’Neil a um programa de TV na Austrália após o recorde mundial