Faltando 32 dias para o início do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Fukuoka, o atual bi campeão mundial, campeão olímpico e recordista mundial dos 200 metros borboleta, Kristof Milak anunciou que não irá disputar a competição. Tal decisão veio em forma de uma nota distribuída pela própria Federação Húngara de Natação:

Nota publicada em húngaro e traduzida abaixo:

Com a alma dilacerada e o coração dolorido, anunciamos o anúncio de Kristóf Milák, nosso Campeão Olímpico, Mundial e Europeu, com um grande abraço virtual.

“É com o coração pesado que tomei uma decisão que gostaria de compartilhar com todos que amam nadar e apoiaram a mim e meus companheiros em várias competições nos últimos anos.

Não irei para a Copa do Mundo de Fukuoka em julho – por mais que eu queira continuar minha sequência de vitórias em 2016, atualmente não estou fisicamente nem mentalmente em posição de estar entre os melhores do mundo.

Eu mesmo estou procurando uma resposta satisfatória para saber por que isso aconteceu – mas eu me conheço o suficiente para perceber exatamente: não consegui nem chegar a cem por cento do meu desempenho, o que é essencial para o desempenho máximo, e não gosta de se contentar com menos.

Este é um vale muito profundo, mas quero enfatizar que tudo isso não vem acompanhado de nenhum desespero. Aceitei e espero sinceramente que todos também possam aceitar que, na carreira de um atleta, pode haver um período em que você precisa recuar, recarregar as energias e estar pronto para os maiores desafios novamente.

Enquanto ainda estou pronto para cumprir as obrigações administrativas e outras dos atletas de ponta, agora uma nova tarefa me espera: passar o verão com um descanso reconsiderado e de qualidade para poder fazer os treinos com mais energia, consciência, com atitude ainda melhor a partir de setembro, para participar de competições a fim de atingir novamente o nível que todos poderiam se acostumar comigo.

Os tripulantes atrás de mim, meus treinadores, Balázs Virth e György Zala, os líderes do M ASZ e do Honvéd fizeram o possível para me tirar dessa situação o mais rápido possível e estar pronto para a Copa do Mundo – sou grato a eles por sua esforços e lamento muito não estar presente na piscina este verão. Obrigado à comunidade nadadora, à família Honvéd, aos patrocinadores e aos torcedores pela compreensão e apoio.

Não tema: em breve estarei de volta”