Aos 34 anos de idade, Guilherme Maia volta a brilhar na natação de surdos. Foi dele a primeira medalha do Brasil no Campeonato Mundial de Natação de Surdos em andamento em Buenos Aires, na Argentina, ao vencer a prova dos 100 metros nado livre com 52.58.

 

 

Maia foi o único da final a nadar para 52, passando na segunda posição com 25.57 e voltando com 27.01. O 52.58 é a segunda melhor marca pessoal dele só superada pelos 52.39 que ele fez no Brasileiro Senior do ano passado, no Rio de Janeiro.

A vitória nos 100m livre poderia ter sido a sua segunda medalha no Mundial, já que na prova dos 200m livre ele estava balizado com o primeiro tempo das eliminatórias, mas acabou sendo impedido de nadar em decisão da arbitragem ao ter se atrasado para o banco de controle. Segundo decisão da arbitragem Maia e o nadador japonês Ryutaro Ibara chegaram atrasados e foram impedidos de nadar a prova. Ibara era outro nadador favorito para a disputa e atual campeão do Deaflympics dos 200m livre.

O 6o Campeonato Mundial de Natação de Surdos vai até amanhã em Buenos Aires, na Argentina, em disputa na piscina do Parque Roca, a mesma que foi inaugurada para os Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 e será a sede do Sul-Americano Juvenil no próximo mês.

Resultados completos da competição:
http://www.fenaba.org.ar/documents/resultados/deafswimming2023/