O Comitê Olímpico do Chile anunciou a nadadora Kristel Kobrich e o jogador de volei de praia Esteban Grimalt como os porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos de Santiago. É mais um recorde para a nadadora de 38 anos de idade ao se tornar a primeira atleta chilena da história a ser porta-bandeira em dois grandes eventos esportivos repetindo a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas em 20024 quando tinha apenas 18 anos de idade.

 

 

Uma carreira espetacular e uma gama enorme de recordes internacionais que aqui abaixo relacionamos alguns dos mais importantes:

* Em Santiago, será a primeira nadadora da história com seis participações em Jogos Pan Americanos. Sua estreia foi em Santo Domingo 2003.

* Primeira, e única medalhista pan-americana da natação do Chile. São cinco medalhas, um ouro, duas pratas e dois bronzes.

* Em Fukuoka, Kristel Kobrich ampliou o seu recorde estabelecido em Budapeste no ano passado, agora são 11 Campeonatos Mundiais disputados. Apenas o jogador de polo aquático Felipe Perrone tem o mesmo número de participações, mas ninguém na natação.

* Em Mundiais, Kristel tem cinco finais de 1500m nado livre, número recorde da natação feminina na prova junto com Katie Ledecky.

* Este ano, Kristel nadou 16:10.58 no TYR Pro Swim Series em Westmont e 16:11.25 no Mundial de Fukuoka, tempos muito próximos do índice olímpico de 16:09.09 para Paris 2024. Se conseguir a marca em Santiago, Kristel chegará a sua sexta Olimpíada igualando os atuais recordistas com maior número de presença olímpica da natação.