O Prêmio Señor de Sipán das Águas Abertas do Sul-Americano Juvenil contemplou os vencedores das provas de 10 quilômetros Candela Giordanino da Argentina e Matheus de Melecchi. O reconhecimento faz parte da tradição dos Campeonatos Sul-Americannos e a escolha é feita pela coordenação técnica da competição.

Candela Giordanino além de vencer a prova dos 10K ainda fez parte do revezamento da Argentina campeão neste último dia de competição. A nadadora é companheira de treino de Melecchi no Grêmio Náutico União, onde treina desde o ano passado.

Matheus Melecchi foi o único nadador do Brasil que participou das provas de piscina, onde foi campeão e recordista de campeonato dos 1500m nado livre Juvenil B, e águas abertas onde foi ouro nos 10 quilômetros e bronze no revezamento misto.

Detalhe que na última edição do Campeonato Sul-Americano Juvenil disputado em Lima, no Perú, o Grêmio Náutico União também teve a dupla de vencedores das águas abertas no Prêmio Señor de Sipán, com Cibelle Jungblut e Luiz Felipe Loureiro.