Existe a possibilidade, e bem forte, da queda dos dois recordes de campeonato mais antigos do Troféu Maurício Bekenn, o Campeonato Brasileiro Infantil de Verão. Ambos são na categoria Infantil I, e ambos na prova dos 800 metros nado livre.

A marca feminina é mais antiga, vai completar 35 anos, Erika Torralbo Gimenez impressionou a todos com 9:09.78 aos 13 anos de idade em 1o de dezembro de 1988. Na época, a nadadora santista fez uma bela disputa contra duas nadadoras pernambucanas Ana Paula Freitas e Rosana Vieira vencendo a prova mno final.

Entre os homens, a marca é três anos mais nova. Guilherme Barbosa, um talentoso nadador de fundo do Fluminense nadou 8:41.71 nos 800m nado livre no Brasileiro Infanti de 1991 em Vitória, dia 14 de novembro daquele ano.

Entre as nadadoras do Infantil I feminino quem chega mais próximo do antigo recorde de Eerika Gimenez é Adrielle Marcela, nadadora do Flamengo, que está balizada com 9:37.23. Adrielle treina com Cláudio Nobre em Manaus e vai em busca desta marca no Brasileiro.

No masculino Lucas Dé da Natação Americana encara os 800 livre com o melhor tempo da prova. Tem 8:47.76, pouco mais de seis segundos acima do recorde histórico de Guilherme Barbosa.

O Globoesporte Santos publicou uma matéria há alguns anos destacando o mais antigo recorde dos campeonatos de base do Brasil.

https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/ex-nadadora-santista-detem-o-recorde-mais-antigo-da-natacao-brasileira.ghtml

 

Foto Paulo Veríssimo