Assim como nas águas abertas regulamentos mal feitos geram diferentes interpretações, discussões, protestos e judicialização (link).

A World Aquatics anunciou nesta segunda-feira (12/02) a relação dos países classificados para a disputa do Nado Artistico dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O anúncio veio dois dias depois do encerramento das disputas do Mundial em Doha.

O Brasil que vinha discutindo com a Aqua a sua situação e interpretação do regulamento que colocava a equipe na Oliimpíada ficou de fora. A CBDA agora encaminha uma discussão jurídica para decidir qual procedimento poderá e deverá ser tomado.

Hoje também, o Brasil ganhou mais um aliado na briga pela vaga do Dueto Olímpico. O Cazaquistão tem a mesma condição do Brasil, com o dueto nacional tendo terminado os Jogos da Ásia na terceira colocação atrás respectivamente de China e Japão, ambos classificados como um dos 10 países classificados para a prova de equipes.

O Cazaquistão já iniciou movimentos jurídicos em Doha mesmo no sentido de postular a vaga para a sua equipe. Em caso de aprovado, o benefício seria extensivo ao Brasil que está na mesma condição, medalhista de bronze no campeonato continental atrás de dois países garantidos para as provas de equipe.

Veja aqui o anúncio publicado pela World Aquatics hoje:

https://www.worldaquatics.com/news/3891106/artistic-swimming-at-the-paris-2024-olympics-qualified-noc-quota-positions