Através da sua conta de Facebook, o nadador romeno David Popovici anuncia que não irá ficar na Vila Olímpica da Paris, e sim hospedado em um hotel próximo ao Centro Aquático. Veja o comunicado de Popovici traduzido para o português:

“Os Jogos Olímpicos de Paris aproximam-se rapidamente e seguem-se um período de intensa preparação que exige um grande esforço físico e mental.

É fundamental que um atleta que participa de uma competição tão importante tenha a tranquilidade tão necessária para a preparação.

A logística também está envolvida nesse processo, além do descanso necessário e das necessidades mínimas que nos ajudam a manter a rotina e a concentração. A logística envolve também uma simplificação prática, neste caso, alojamento fora da Vila Olímpica, dadas as condições especiais de Paris e a distância entre a base de competição e a Vila Olímpica.

Garantir a proteção e segurança dos atletas e das suas equipas é igualmente uma necessidade vital e uma prioridade para todas as delegações que virão aos Jogos Olímpicos, as delegações que seguem o protocolo de segurança exigido pelos organizadores.

Acredito que todas as medidas foram cuidadosamente analisadas pelo Comitê Olímpico Romeno e pela Federação Romena de Natação para que tudo corra bem. A história captada por alguns meios de comunicação, a partir de um ângulo afastado da realidade, com meias-verdades apresentadas como verdade absoluta e sem documentação real, não é correta.

Portanto, alguns esclarecimentos se fazem necessários:
– na sequência da análise da situação pela minha equipa, FRNPM, Comité Olímpico e Desportivo Romeno e com a clara aceitação desta instituição, o alojamento fora da vila olímpica apareceu naturalmente e foi escolhido como a melhor opção no meu caso
– esta ideia surgiu há mais de um ano e foi uma decisão de equipe, tal como acontece com outros atletas que vão para a mesma competição (remo, caiaque-canoagem)
– o hotel de luxo referido é um hotel normal de 3 estrelas
– a minha equipa anunciou repetidamente à Federação Moderna de Natação e Pentatlo e ao Comité Olímpico e Desportivo Romeno que os serviços de protecção privados serão integralmente pagos por nós e não por dinheiro público; a presidente da FRNPM Camelia Potec, o presidente do COSR Mihai Covaliu e o secretário geral do COSR George Boroi são quem podem confirmar
– na história dos Jogos Olímpicos houve outros casos em que atletas romenos foram alojados fora da vila olímpica, peço à imprensa que preste mais atenção à documentação.

Quero que nos respeitemos, trabalhemos mais e dêmos uns aos outros a oportunidade de nos representarmos com seriedade e integridade na área que cada um de nós escolher.
David”