Será o maior campeonato húngaro da história e na principal piscina do país, a Duna Arena. É a edição 126 do Campeonato Nacional da Hungria, um dos mais antigos do mundo, válido como Seletiva Olímpica Nacional e que marca o retorno as competições dos campeões olímpicos Katinka Hosszu e Kristof Milak.
Katinka Hosszu competiu pela última vez em Agosto de 2022 quando integrou o revezamento da Hungria medalha de bronze no 4x200m nado livre no Campeonato Europeu de Roma. Depois disso, deu a luz a sua filha, Kamila, e retomou os treinamentos desde o final do ano passado. A Dama de Ferro está escalada para disputar três provas: 100m borboleta, 200 e 400m medley e se conseguir classificação olímpica será a sua sexta Olimpíada passando adicionando mais um recorde em sua carreira.
Kristof Milak não compete desde o Campeonato Húngaro do ano passado. Na época, Milak fez as marcas olímpicas dos 100 e 200m borboleta já estando classificado para Paris. Afastado dos treinamentos desde Junho de 2023, as vésperas do Mundial de Fukuoka, Milak só retomou de forma consistente os treinamentos em Janeiro deste ano. Milak está inscrito em seis provas em Budapeste: 50, 100 e 200m borboleta, 50, 100 e 200m nado livre.
Além dos 500 nadadores da Hungria presença de cerca de 70 nadadores estrangeiros de 20 países. Na história do Campeonato Húngaro, o maior vencedor é o já aposentado Laszlo Cseh com 112 vitórias. Katinka Hosszu tem outro recorde, no Campeonato Húngaro de 2014 disputou todas as 17 provas individuais ganhando 16 medalhas, oito ouros, cinco pratas e três bronzes. No ano anterior, Hosszu igualou o recorde de Kirstina Egerszegy com nove medalhas de ouro individuais. Egerszegy ainda detém o recorde de 12 vitórias no mesmo campeonato sendo três em provas de revezamentos.
Da Seleção Húngara apenas Hubert Kós que está na Arizona State e Minna Abraham atleta da University of Southern California não estarão presentes. Ambos estão nos Estados Unidos e competem esta semana no TYR Pro Swim Series em San Antonio, no Texas.
Competição terá transmissão ao vivo no YouTube:
https://www.youtube.com/@magyaruszoszovetseg
Site com start list e todas as informações da competição: