Anunciada a suspensão da nadadora Viktoria Gunes da Turquia, 25 anos de idade, por três anos pela World Aquatics Integrity ao não ter cumprido o protocolo de controle de dopagem. De acordo com a publicação, Gunes teria falhado ao não se apresentar ou preencher a documentação adequada para ser acompanhada nos controles surpresas. A punição para este tipo de infração pode ser de até quatro anos, variando de acordo com o tipo de justificativa apresentada pela defesa.

Recentemente, tivemos um nadador canadense, Ruslan Gaziev, que cometeu a mesma infração e recebeu uma punição de 18 meses. A punição de Viktoria Gunes vai de 19 de Fevereiro e 2023 a 23 de Maio de 2026 deixando ela de fora dos Jogos Olímpicos de Paris.

Gunes nasceu em Poltava, Ucrânia, apareceu no Campeonato Mundial Júnior de 2013, ainda representando a Ucrânia, vencendo os 200m peito. Depois voltou em 2015, já pela Turquia quando ganhou quatro medalhas de ouro. No absoluto, a nadadora foi campeã europeia dos 400m medley em piscina curta em 2021.

Lista dos atletas suspensos onde consta a suspensão de Gunes:

https://aquaticsintegrity.com/suspended-persons/