Desde que chegamos a marca de 60 dias faltando para os Jogos Olímpicos Paris 2024 (já faltam 54), o jornal húngaro esportivo Nemzeti Sport publica uma história olímpica por dia. Na edição deste domingo (02/06) traz a trágica e repentina morte de Alexander Dale Oen, maior nadador da história da Noruega que faleceu com apenas 26 anos de idade.
Não só o fim prematuro de Dale Oen, mas principalmente o belíssimo gesto do nadador húngaro Daniel Gyurta.

Alexander Dale Oen, o maior nadador da história da Noruega, vivia o melhor da sua carreira. Tinha sido medalhista de prata nos 100m peito nos Jogos de Beijing 2008 e ganhou o título mundial de Shanghai 2011. Faltavam poucos meses para a Olimpíada de Londres, Dale Oen estava com a Seleção da Noruega em treinamento de altitude na cidade de Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos.

Ausente em uma das sessões, Dale Oen foi encontrado já sem vida em seu quarto de hotel vítima de um enfarto fulminante. Uma morte um tanto não usual para alguém da sua idade e com tamanha capacidade e condição física. A morte abalou o mundo da natação.

Daniel Gyurta era amigo pessoal de Dale Oen, competiam as mesmas provas e se relacionavam há muitos anos. Em Londres, ao vencer a prova dos 200m peito com novo recorde mundial Gyurta homenageou seu amigo ali mesmo no pódio. Gyurta havia sido um jovem medalhista olímpico em Atenas 2004 quando com 15 anos ficou com a prata na prova.

 

 

Demorou oito anos para voltar a brilhar, e agora no alto do pódio, com novo recorde mundial 2:07.28 homenageava seu amigo.

Em Janeiro de 2013, um evento social de caridade foi organizado e Gyurta homenageou seu amigo, entregou ao irmão Robin Dale Oen, uma réplica da sua medalha de ouro conquistada em Londres. Gyurta receberia o Troféu Fair Play do Esporte naquele ano e seu gesto ficou marcado para sempre na história do mundo olímpico.

 

 

A matéria do jornal Nemzeti Sport pode ser conferida aqui: (em húngaro)

https://www.nemzetisport.hu/uszas/2024/06/dale-oen-olimpiai-aranya-es-igaz-baratja-54-nap-az-olimpiaig

 

Em 2015, na sua cidade natal, Oygarden, uma estátua de Alexander Dale Oen foi inaugurada com a presença de Daniel Gyurta.