Nota oficial publicada na manhã desta terça-feira pela World Aquatics ao comunicar o cancelamento do treinamento previsto para ser realizado no Rio Sena:

 

“Mais cedo hoje, a World Aquatics decidiu cancelar a familiarização com a Maratona de Natação de 6 de agosto devido a preocupações com a qualidade da água. A sessão de treinamento do atleta deveria ocorrer das 7h30 às 9h30, mas após uma reunião de coordenação às 4h, a decisão foi tomada pelo órgão regulador em colaboração com Paris 2024.

 

A revisão da qualidade da água mostrou que os níveis de E. coli variaram de 326 a 517 (considerado “muito bom” a “bom”) nos quatro pontos de coleta feitos em 5 de agosto entre 5h e 6h.

 

No entanto, os níveis de Enterococci excederam os limites máximos da World Aquatics durante a revisão matinal. As últimas amostras de Enterococci (colhidas entre 12h30 e 13h20 em 4 de agosto) mostraram níveis que excederam os limites máximos aceitáveis ​​da World Aquatics.

 

A análise laboratorial dos níveis de Enterococci do Sena para 5 de agosto estava disponível às 11:00 da manhã de hoje. Esses resultados mais recentes de Enterococci demonstram uma melhora na qualidade da água do Sena, mas um dos quatro testes ainda não atendeu aos padrões aceitáveis ​​de qualidade da água da World Aquatics.

 

Uma segunda sessão de familiarização com natação no local da competição Pont Alexandre III está agendada para 7 de agosto, das 7:30 às 9:30 da manhã. Uma sessão de revisão da qualidade da água será realizada às 4:00 da manhã do dia 7 de agosto, onde a World Aquatics decidirá se a sessão de familiarização para 7 de agosto pode ser realizada.

 

Com uma previsão do tempo favorável e uma análise prospectiva, a World Aquatics e Paris 2024 continuam confiantes de que as competições de Maratona Aquática em 8 e 9 de agosto ocorrerão conforme o planejado.

 

As decisões da World Aquatics sobre a qualidade da água para os eventos de Maratona Aquática nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são tomadas em consulta com os Delegados Técnicos da World Aquatics, os Delegados Médicos da World Aquatics, o Comitê Organizador de Paris 2024, a Météo France, a DRIEAT, a Cidade de Paris e a Prefeitura da Região de Île-de-France, que realizou os testes de qualidade da água”.