O ano de 2024 é mágico para Fernando Possenti e seu grupo de nadadoras. O Troféu José Finkel não foi diferente, onde ele teve a melhor nadadora da competição, Maria Fernanda Costa dona de dois dos três recordes sul-americanos e ainda deixou Florianópolis como a nadadora mais eficiente da competição e dona da melhor performance do evento.
Não bastasse isso, o Finkel 2024 definiu, segundo os critérios da CBDA, 12 atletas para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, e assim como na Olimpíada de Paris, Possenti tem o maior número de nadadores da equipe. Três dos 12 nomes para Budapeste (Maria Fernanda Costa, Beatriz Dizotti e Gabrielle Roncatto) fazem parte do seu grupo de atletas.
Trabalhando de forma indepdente, sem qualquer relaação com clubes, Fernando Possenti é funcionário do Comitê Olímpico do Brasil e faz o seu programa utilizando as instalações do Time Brasil no Rio de Janeiro, no Centro Aquático Maria Lenk.
Foi lá que Possenti comandou os treinamentos de Ana Marcela Cunha, medalha de ouro nos Jogos de Tóquio 2020, e agora completou o seu segundo ciclo olímpico de sucesso.
Os resultados do Finkel foram uma sequência do trabalho positivo de Paris onde as mulheres, pela segunda vez na história, repetindo Atenas 2004, tiveram mais finais do que os homens.
Fisiologicamente, mulheres tem menos força do que os homens, e sentem um pouco mais a perda desta valência no intervalo saindo de um grande evento para outro de menor magnitude. Mesmo assim, foram de Possenti e seu grupo de nadadoras os melhores resultados em Florianópolis.
Parabéns Fernando Possenti, Melhor Treinador do Campeonato Brasileiro de Inverno, Troféu José Finkel 2024