Sun Yang está de volta as competições. O nadador chinês foi o destaque do primeiro dia de disputas do Campeonato Nacional da China em Hefei. Liberado para competir desde 24 de Maio passado, Sun Yang cumpriu quatro anos e três meses de suspensão para vencer os 400m livre com 3:49.58 depois de 3:54.98 nas eliminatórias.
O Campeonato Nacional da China é disputado por Províncias e Sun Yang nadou pelo time de Zhejiang sendo um evento não seletivo e sem a presença dos melhores nadadores do país. Na sua final de 400m livre, ele era o mais velho nadador da prova com 32 anos de idade. O segundo colocado que chegou a menos de meio segundo de Yang tinha apenas 17 anos de idade.
A volta de Sun Yang a natação competitiva esteve no Top 10 das notícias e publicações de redes sociais da China. Ele não participava de eventos desde o Mundial de Gwangju de 2019 quando foi campeão das provas de 200 e 400m livre. Ao final da prova, em entrevista a CCTV, Sun Yang disse que Los Angeles 2028 é uma possibilidade: “se eu tiver oportunidade, eu irei”.
Veja a reportagem do South China Morning Post sobre o retorno do nadador: