Um dia depois de fazer o ouro e a prata nos 10 quilômetros, as irmãs Jungblut repetiram a dose na prova dos 5 quilômetros do Campeonato Sul-Americano Absoluto em Cali, na Colômbia. Desta vez, entretanto, a dobradinha foi ampliada para um pódio completo do Grêmio Náutico União com a argentina Candela Giordanino chegando na terceira colocação. Candela faz parte do grupo de fundo de Kiko Klaser no União e celebrou a sua primeira medalha em Sul-Americano Absolutos.
O Brasil que ficou de fora do pódio masculino dos 10 quilômetros agora levou o bronze com Leonardo Macedo na prova dos 5 quilômetros. Esteban Enderica do Equador foi o campeão da prova com o argentino Ignácio Stambuck chegando na segunda colocação.
Esta foi a primeira medalha de Leonardo Macedo que faz sua estreia em Sul-Americanos Absolutos. No ano passado, ele foi bronze na prova dos 7,5K no Sul-Americano Juvenil no Balneário Santo Tomé, em Santa Fé, Argentina. Detalhe que a prata da prova de 2023 também foi o argentino Stambuck, então com 10 segundos de vantagem sobre o brasileiro. Desta vez, a diferença foi pouco mais de um segundo.
Brasil e Equador estão empatados em medalhas de ouro na disputa do Sul-Americano de Águas Abertas e a prova do revezamento marcada para amanhã vai definir o vencedor pelo quadro de medalhas.
Resultados dos 5K
Feminino
1o Viviane Jungblut do Brasil 1:02.19.39
2o Cibelle Jungblut do Brasil 1:02.24.30
3o Candela Giordanino da Argentina 1:03.12.38
Masculino
1o Esteban Enderica do Equador 57:31.55
2o Ignacio Stambuck da Argentina 57:33.84
3o Leonardo Macedo do Brasil 57:35.10
5o Matheus Melecchi do Brasil 57:35.93
Link para os resultados completos:
https://fecna.com.co/resultados-en-vivo-sudamericano/