Florian Wellbrock e Gregorio Paltrinieri repetiram a briga dos 10K levando as duas primeiras posições dos 5K no Mundial de Águas Abertas. O pódio só mudou na terceira posição, desta vez bornze para Marc-Antoine Olivier da França. Wellbrock dominou a prova a partir de um início muito forte do húngaro David Betlhem que acabou terminando em sexto lugar.

 

Wellbrock ganhou seu sétimo título mundial de águas abertas, são três vezes na prova dos 5K, outras três nos 10K e uma de revezamento. Com sua vitória dos 5K os alemães agora tem sete vitórias em 15 vezes que a prova foi disputada em Mundiais. As outras quatro vitórias foram de Thomas Lurz, o maior medalhista masculino da história dos Mundiais de Águas Abertas.

Uma grande recuperação para o francês Olivier. Ele estava em quarto lugar quando abandonou a prova na última volta dos 10K levando uma pancada na cabeça e tendo de ser recolhido pelos salva-vidas da prova. Ameaçado até de não disputar a prova, voltou para levar o bronze.

Matheus Melecchi foi o único brasileiro na prova. Luiz Felipe Loureiro não nadou por conta de uma lesão que sentiu após a prova dos 10K se poupando para a prova do Knockout que acontece amanhã. Melecchi fez uma prova muito mais arrojada, estando sempre nos pelotões da frente terminando em 12o lugar.

Único nadador do top 20 com menos de 20 anos, Melecchi alternou posições entre 11o a 18o, chegando em 12o com 38 segundos atrás do campeão e 34 segundos do pódio. Foi melhor nadador das Américas na prova.

Resultado e brasileiro:
1o Florian Wellbrok da Alemanha 57:26.4
2o Gregorio Paltrinieri da Itália 57;29.3
3o Marc-Antoine Olivier da França 57:30.4
12o Matheus Melecchi do Brasil 58:04.6

Link para os resultados completos:
https://www.omegatiming.com/File/000119030001D504FFFFFFFFFFFFFF02.pdf