A estreia das provas de Knockout 3K no Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos trouxe uma surpresa e uma confirmação. A surpresa foi a japonesa Ichika Sakimoto campeã da versão feminina da prova enquanto no masculino o alemão Florian Wellbrock provou ser o melhor nadador de águas abertas do mundo ao vencer sua terceira prova neste campeonato. É o primeiro nadador a chegar a três ouros na mesma edição.

Em sua carreira, nadando Mundiais desde 2019, Wellbrock agora acumula um total de oito medalhas de ouro em Mundiais, três vitórias nos 5K, três nos 10K, uma em revezamento e agora a prova estreante dos Mundiais, o Knockout 3K.

Disputado em três etapas, eliminatórias onde todos os atletas são divididos em duas séries, apurando os 10 melhores para a segunda etapa, a semifinal com 20 nadadores e a final os 10 melhores nadadores. Na primeira rodada os atletas nadam 1.500 metros, na semifinal 1.000 metros e na última prova 500 metros.

Florian Wellbrock venceu a prova batendo o húngaro David Betlhem por 1,7 segundos e o francês Marc-Antoine Olivier em terceiro fazendo o pódio inaugural da história da prova. Os brasileiros Matheus Melecchi em 13o e Luiz Felipe Loureiro em 15o foram eliminados na primeira fase.

 

 

A japonesa Ichika Kajimoto já tinha feito história com o bronze nos 5K, a primeira medalha do Japão em Mundiais de Águas Abertas. Hoje, ela perdeu a touca e foi mais longe ao levar o ouro da prova. A italiana Ginevra Taddeucci chegou a sua terceira medalha de prata e tivemos um empate no bronze Moesha Johnson da Austrália e Bettina Fabian da Hungria.

Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut passaram da primeira fase mas foram eliminadas na semifinal. Viviane Jungblut ficou em 12o lugar e Ana Marcela Cunha em 15o.

Resultados completos:
https://www.omegatiming.com/2025/world-aquatics-championships-ows-live-results