Começa nesta terça-feira a 53a edição do Troféu José Finkel, Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, na piscina do Paineiras. Aqui apresentamos 10 destaques da competição:

10) Agostina Hein & Malena Santillan, o reforço de peso argentino ao Pinheiros
Atual tri campeão da competição e maior vencedor de títulos do torneio (18), o Pinheiros foi reforçar sua equipe na Argentina para este ano. Traz duas nadadoras recordistas sul-americanas absolutas e destaques do bom momento que vive a natação feminina da Argentina. Agostina Hein, campeã e recordista mundial júnior dos 400m medley, atual recordista sul-americana da prova junto de Malena Santillan, campeã panamericana júnior e também recordista sul-americana dos 200m costas.

9) Mafê da Austrália para o Finkel
Ninguém viajou tanto para vir para a competição. Maria Fernanda Costa faz a sua primeira competição no Brasil desde que mudou a sua base de treinamento para a Austrália onde faz parte do programa do St. Peters Western sob o comando do famoso treinador Dean Boxall. Mafê vai nadar quatro provas dos 100 aos 800m livre.

8) A despedida de Nick Albiero
Atleta olímpico do Brasil em Paris 2024, Nick Albiero faz a sua despedida das piscinas. Vem para ajudar ao Minas Tênis Clube e nada quatro provas, 50 e 100m costas, 50 e 100m borboleta. Albiero que já está em plena fase profissional nos Estados Unidos não nada a prova que lhe deu o índice olímpico, os 200m borboleta.

7) A juventude na água, cinco nadadoras de 13 anos no Finkel
Cinco nadadoras da categoria Infantil I presentes ao Troféu José Finkel 2025. Um bom contingente da nova geração das mais jovens participantes e todas fazendo suas estreias em competições nacionais absolutas: Maria Fernanda Ceriotti do Recreio da Juventude, Helena Scott da Vila Parahyba, Maria Eduarda Amorim do Fluminense, Brendha Beatriz Oliveira do SESI SP e Pietra Alvez Sabóia do SESI SP.

6) João Gomes Júnior presente!
Se as mais jovens presentes ao Finkel nasceram em 2012, os mais velhos da competição nasceram em 1986. Carolina Athayde do Tijuca e João Gomes Júnior do Pinheiros. Depois de nadar, vencer e até fazer o índice para o Mundial de Singapura, João Luiz Gomes Júnior decidiu abrir mão da sua vaga. Desde então, vem mantendo uma rotina de treinamentos, sempre concilidada com a nova fase, agora atual Secretário de Esportes da cidade de Limeira. É neste formato que vai levando sua preparação de olho em brigar pela vaga olímpica para os Jogos de Los Angeles 2028. Um bom reforço para o Pinheiros nas provas de 50 e 100m peito.

5) A volta de André Calvelo
Foram quatro anos de suspensão, André Calvelo Souza saiu da vaga olímpica para Tóquio 2020 para a suspensão por doping. De volta aos treinamentos desde o primeiro semestre, Calvelo disputa sua primeira competição nacional. Agora baseado no Rio de Janeiro, treinando com Rogério Karfunkelstein e defendendo o Fluminense.

4) Celebrando o vice campeão mundial júnior Lúcio Flávio Souza
O Brasil voltou a subir no pódio do Mundial Júnior, ganhamos a prata dos 100m borboleta com Lúcio Flávio Souza. Ele que já havia sido campeão panamericano júnior na mesma prova com 51.78, o melhor tempo do Brasil na prova em 2025. Agora é a hora de conquistar um título absoluto na carreira, algo que ainda não faz parte das suas conquistas, mas está dentro dos objetivos do ano.

3) Minas Tênis Clube com seus 3 estrangeiros
Assim como no primeiro semestre, o Minas Tênis Clube volta com três reforços gringos no seu time. Além da argentina Delfina Dini, já radicada há anos em Belo Horizonte e que conta como “brasileira”, o clube traz a dupla colombiana Juan Morales e Sirena Rowe para reforçar seu time. Um detalhe neste Finkel é que os estrangeiros desta vez nadarão nas finais nas raias que obtiverem seus tempos de classificação. Nada de raia 0 ou 9 como foi no Troféu Brasil.

2) Ana Carolina Vieira na água
Ana Carolina Vieira não disputa um Campeonato Nacional desde o Finkel do ano passado. Sofreu uma cirurgia no final de 2024 e optou por não competir no primeiro semestre. Está de volta e será um bom reforço ao Pinheiros neste torneio. Neste semestre esteve em um torneio de piscina curta no Chile e participou do Aquarace Pro em João Pessoa, na Paraíba.

1) A festa do Paineiras
2025 é um ano especial e diferente para o Paineiras. Clube investiu na organização estrutural do programa, trouxe o Head Coach da Seleção Brasileira Paralímpica Leonardo Tomasello Araújo para assumir o comando do time. Inaugurou a piscina de 25 metros e agora sedia o seu primeiro campeonato nacional em suas instalações. Vai ser um verdadeiro show!