World Aquatics e COI anunciaram os critérios de classificação para a disputa dos 10K das águas abertas dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A modalidade vai manter os mesmos 22 nadadores, cota utilizada para a Olimpíada de Paris 2024, e novamente vai oferecer a oportunidade dos atletas de piscina poderem nadar a prova. Confira os critérios anunciados que traz a novidade com uma vaga para o Ranking da modalidade:
1) Atletas participantes
Serão 22 nadadores de cada sexo, total de 44 atletas, mais os adicionais que podem vir das provas de piscina.
2) Pódio do Mundial de Budapeste classificados antecipadamente
Os três primeiros colocados de cada prova dos 10K do Mundial de Budapeste garantem vaga para Los Angeles. Em caso de empate entre dois (ou mais) nadadores na terceira posição, todos serão classificados.
3) 1 classificado pelo Ranking da World Aquatics
O novo ranking de águas abertas criado pela entidade em 2024 e que acumula pontos das provas dos Mundiais + Copas do Mundo + eventos continentais vai classificar um nadador e uma nadadora para Los Angeles. O classificado será apontado por aquele que estiver na liderança do ranking no dia 1o de Fevereiro de 2028.
4) 18 vagas restantes a serem decididas na Seletiva Olímpica
Em data e local a ser determinado (mas em 2028), teremos uma Seletiva Olímpica onde:
4.1 12 nadadores melhor classificados na prova
4.2 5 nadadores, um de cada continente garantindo participação de todos os cinco continentes na Olimpíada
4.3 1 vaga para o país sede, Estados Unidos
5) Participação dos nadadores 800/1500m livre
Nadadores classificados para a Olimpíada com marcas A nos 800/1500m livre também poderão entrar na prova dos 10K desde que seu país não possua o máximo de dois atletas na prova.


