Nascido em Palma de Mallorca, Espanha, filho de pai espanhol, Juan Miguel Gonzalez, e mãe brasileira, Nadia de Oliveira, uma baiana, Hugo Gonzalez de Oliveira é a atração estrangeira do Troféu Brasil 2026 que começa na próxima segunda-feira na piscina do Parque Aquático Julio de Lamare, no Rio de Janeiro.

Pai Juan Miguel, mãe Nádia e Hugo – Foto ABC Espanha
Utilizando da regra onde Gonzalez tem passaporte brasileiro, o Minas Tênis Clube faz algo que já havia feito no passado com a americana/brasileira Gabrielle Albiero. O próprio Pinheiros, maior adversário do Minas na briga pelo título já fez isso duas vezes, uma com o venezuelano/brasileiro Ricardo Monastério e outra com a espanhola/brasileira Duane da Rocha.
Hugo Gonzalez depois de treinar sete anos nos Estados Unidos onde teve destacada passagem pela natação universitária da Universidade da Califórnia e Auburn retornou para a Espanha há pouco mais de um ano. Atualmente faz parte do Club de Natación Terrassa.
Três vezes olímpico pela Espanha, 2016, 2020 e 2024, chegando a três finais e em todas terminou em sexto lugar. Gonzalez foi campeão mundial dos 200m costas e vice nos 100m costas no Mundial de Doha, em 2024. Bastante versátil tem tempos expressivos nos quarto estilos e o Minas Tênis Clube lhe inscreveu em sete provas:
50, 100 e 200m costas
100 e 200m peito
200 e 400m medley
Gonzalez é detentor de três recordes nacionais da Espanha em piscina longa:
50m costas 24.47
200m costas 1:54.51
200m medley 1:56.31
Em piscina curta ele tem mais dois recordes nacionais:
200m medley 1:51.39
400m medley 4:01.58
Hugo Gonzalez aprendeu a nadar com o próprio pai na piscina de casa na Espanha e seu primeiro resultado internacional foi o título do Mundial Júnior de 2015, em Singapura, quando foi medalha de ouro na prova dos 200m costas.
Foto capa – Jack Spitser / SwimSwam


