O maior lago da Europa Central, destino favorito dos húngaros da classe média em férias, o Lago Balatonfuered, recebe amanhã a quarta etapa do FINA Marathon Swim Series. Localizado a 135 quilômetros da capital Budapeste, esta cidade tem pouco mais de 13 mil habitantes. A vida é em torno do lago.

Ana Marcela. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 21 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nele, grandes memórias para as águas abertas do Brasil. Viviane Jungblut está de volta ao lugar onde integrou o revezamento medalha de bronze do Brasil no Mundial Júnior de Águas Abertas em 2014. Ana Marcela Cunha tem ainda mais boas recordações, no ano passado, no Mundial dos Esportes Aquáticos, foram três medalhas, entre elas o tri campeonato mundial nos 25 quilômetros. Fernando Ponte também guarda boas lembranças do local. Foi lá que disputou seu primeiro Mundial e conseguiu o melhor resultado masculino do Brasil na competição, quinto colocado na prova dos 5 quilômetros.

Viviane, Ana Marcela, Fernando, mais Allan do Carmo, Diogo Villarinho e Alexandre Finco são os seis brasileiros que na manhã de sábado entram na disputa dos 10 quilômetros do Circuito 10K da FINA. O local é o mesmo do Mundial, o percurso também. São quatro voltas num circuito de 2,5K.

Selecao Brasileira de Maratonas Aquaticas. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 20 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Além do Mundial de 2017, Balaton também esteve no Circuito da Copa do Mundo nos anos de 2015 e 2016. Ana Marcela até venceu a prova de 2015.

Neste sábado, a largada está prevista para as 9:30 horário local para os homens (4:30 da manhã no Brasil), e 10 minutos depois para as mulheres. Participam 120 nadadores, 76 homens e 44 mulheres na disputa.

Tempo nublado, temperaturas abaixo dos 20 graus, a água do lago Balaton esta manhã deu 21,5 graus. Há poucos dias estava mais quente, mas mesmo assim afastada a possibilidade de uso dos controversos wetsuits na prova de amanhã.

Percurso da prova em amarelo

Veja o start list da prova:
feminino

masculino

Time do Brasil em Balaton para a prova de amanhã

Medalhas do Brasil no Lago Balaton, Hungria
Mundial Júnior de Águas Abertas em 2014
Revezamento 5K
3o Brasil com Viviane Jungblut, Marcus Silva e Yagoh Kubagawa

Copa do Mundo 10K em 2015
1o Ana Marcela Cunha

Mundial dos Esportes Aquáticos em 2017
25 K – 1o Ana Marcela Cunha
10K – 3o Ana Marcela Cunha
5K – 3o Ana Marcela Cunha

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário