Pela primeira vez desde que as águas abertas entraram no programa dos Jogos Pan Americanos um país conseguiu colocar dois atletas no pódio. Para o Brasil, é a primeira medalha de ouro do país nas águas abertas do Pan e pela primeira vez, entre todos os esportes aquáticos, que o Brasil tem duas atletas no Top 3 da competição.

Prova disputada em oito voltas na gelada Laguna Bujama, temperatura de água na casa dos 18 graus, atletas utilizando os trajes de neoprene, e em prova totalmente administrada por Ana Marcela Cunha que venceu com mais de 30 segundos de vantagem em relação a segunda colocada.

A briga ficou pela prata, entre a argentina Cecilia Biagioli e a brasileira Viviane Jungblut. As duas alternaram posições durante a disputa, mas a experiência de Biagioli pesou no final. Venceu com menos de um segundo sobre a brasileira.

Campeã panamericana dos 10K em Guadalajara 2011, Biagioli, 34 anos de idade, era a mais veterana entre as 20 nadadoras que largaram para a prova. Treinada pelo irmão Claudio Biagioli, disputa em Lima o seu quinto Panamericano.

Na prova largaram 20 atletas, mas apenas 17 completaram a distância. Três abandonaram a prova com sintomas de hipotermia, inclusive a equatoriana Samantha Arevalos que deixou a prova na penúltima volta. Arevalo foi bronze nesta prova no último Pan.

Quem não conseguiu nadar bem foi a venezuelana Paola Perez, a única sem utilizar traje de neoprene. De acordo com a informação local, o traje que a Federação Venezuelana lhe concedeu não foi autorizado pela organização, lhe obrigando a utilizar um traje normal, de piscina. Sentiu ainda mais os efeitos da água fria. Não foram poucas as atletas que sairam da prova carregadas pela equipe médica e seus treinadores.

Resultado final da prova:
1o Ana Marcela Cunha do Brasil 2:00.51.9
2o Cecilia Biagioli da Argentina 2:01.23.2
3o Viviane Jungblut do Brasil 2:01.24.0
4o Romina IMwinkelried da Argentina 2:01.44.7
5o Kathryn Campbell dos Estados Unidos 2:01.57.5
6o Kate Sanderson do Canadá 2:02.52.2
7o Maria Alejandra Bramont Arias do Perú 2:02.56.9
8o Martha Sandoval do México 2:03.44.4
9o Chantel Jeffrey do Canadá 2:04.45.0
10o Rebecca Mann dos Estados Unidos 2:04.47.0

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário