Com o início da Pandemia em março, o cancelamento de todas as seletivas desde então, depois a mudança dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, a natação mundial não esteve a prova neste ano. Dezembro vai ser diferente. São vários países nos mais diferentes continentes que irão realizar competições seletivas válidas para obtenção dos índices para a Olimpíada.
Até mesmo o Troféu Brasil de Natação, no Rio de Janeiro de 9 a 12 de dezembro, mesmo não sendo seletiva válida para formação da Seleção Brasileira, está registrado pela FINA para obtenção de marcas olímpicas e por isso ganhou a presença de seleções estrangeiras como México, Argentina, Perú e Venezuela.
Abaixo veja em destaque os diversos torneios deste mês e suas particularidades na busca pelas vagas olímpicas:
ARGENTINA –
Mesmo mandando os melhores nadadores do país a disputar o Troféu Brasil, a Argentina faz um torneio de quatro dias, de 16 a 19 de dezembro, em Buenos Aires, em finais diretas, sem público. Outro detalhe será a divisão das etapas, mulheres e homens nadando em horários distintos, diminuindo a possibilidade de aglomeração. O torneio será na piscina do CENARD e não na piscina do Parque Olímpico que sediou os Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 e será sede do Sul-Americano Absoluto. A CADDA, Confederação Argentina de Desportos Aquáticos vai combinar os resultados internacionais para apontar a Seleção Nacional que disputará o Sul-Americano no próximo ano.
Até o momento, a Argentina tem três atletas com marcas olímpicas para Tóquio:
Delfina Pignatiello, 400, 800 e 1500 livre
Julia Sebastian, 200 peito
Santiago Grassi, 100 borboleta
BULGÁRIA
A capital Sofia recebe o Campeonato Nacional da Bulgária de 18 a 20 deste mês. Na natação búlgara atual, dois nomes da nova geração, ainda nadadores júniors, mas muito talentosos e já donos de recordes nacionais. Destaque para Josif Miladinov e seus 51.55 de 100 borboleta e Kaloyan Levterov e seus 1:56.57 nos 200 costas.
ESPANHA
A Espanha fez um Campeonato Nacional de Piscina Curta em novembro, agora reúne os principais nadadores do país par ao Troféu Castalia em Castellon. O torneio tem participação restrita de atletas, apenas 24 para as provas de 50 metros, e 16 nadadores para as provas de 100 metros para cima, um total de 292 atletas. É a volta de Mireia Belmonte, campeã olímpica dos 200 metros borboleta no Rio 2016, as competições. Belmonte ficou de fora de inúmeros torneios desde o ano passado e não participou da ISL deste ano. Vai nadar as provas de 400, 800 e 1500 livre, além dos 400 medley.
FINLÂNDIA
Um dia apenas, neste final de semana, o Helsink International, reúne os principais atletas do país para uma tomada de tempo oficial em busca das vagas olímpicas para Tóquio.
FRANÇA
Na próxima semana, de 10 a 13 de dezembro, em Saint Raphael, acontece o Campeonato Francês. Disputa será em eliminatórias e finais e sem público. Para isso, Federação Francesa de Natação fez acordo com dois canais de TV, a cabo para transmitir todas as etapas e um da TV aberta para as finais A. A França mudou seus sistema de classificação para Tóquio incrementando o número de seletivas para apontar a sua equipe olímpica.
GRÉCIA
A Grécia também adota o sistema de múltiplas seletivas em busca das marcas olímpicas. Aqui vai ser o Grand Prix de Alexandria de 18 a 20 de dezembro.
HOLANDA
Aberto de Rotterdã acontece de 3 a 6 de dezembro. A competição é mais uma oportunidade para os atletas obterem suas marcas de classificação. É bom ficar atento ao nadador de peito Arno Kamminga, já classificado para Tóquio nas provas de 100 e 200 peito. Sem competir na ISL, Kamminga tem feito inúmeras marcas sem estar descansado.
HUNGRIA
Kaposvar recebe o Campeonato Nacional da Hungria, de 8 a 12 de dezembro, primeira seletiva olímpica do país. A segunda está marcada para abril do próximo ano. É a oportunidade de ver alguns nomes que foram destaque na ISL e outros que ficaram de fora como Kristof Milak e Laszlo Cseh.
IRLANDA
Será em Dublin, de 17 a 20 de dezembro, o Campeonato Nacional de Inverno da Irlanda.
ISRAEL
Um grande contingente de nadadores de Israel esteve na disputa da ISL. Agora, estarão em Netanya, no Centro de Treinamento Nacional para a disputa do Campeonato Nacional de Inverno de 16 a 18 de dezembro.
JAPÃO
O Japão Open começa amanhã e vai até domingo, tem um atrativo a mais. Ele será disputado na piscina olímpica, a primeira competição oficial no palco dos Jogos Olímpicos do próximo ano. Vale lembrar que a competição não terá a presença do atual campeão mundial dos 200 e 400 medley Daiya Seto, já classificado para os Jogos, mas suspenso até o final do ano pela Federação Japonesa de Natação em decisão pelo caso da sua relação extra-conjugal e a exposição negativa na imprensa.
LITUÂNIA
Danas Rapsys vai estar no Cameponato Nacional da Lituânia dias 17 a 19 de dezembro em Klaipedia. Atleta destaque das últimas temporadas nas provas de 200 e 400 metros nado livre deve confirmar suas vagas para Tóquio.
PARAGUAI
A segunda etapa do Campeonato Nacional repetindo a disputa que aconteceu em novembro, será em Assunção, de 16 a 19 de dezembro. Torneio sem público e com eliminatórias e finais. Presença da brasileira Graciele Herrmann, agora em processo de naturalização para o Paraguai.
SINGAPURA
De amanhã até domingo, em Singapura, o National Training Center recebe a disputa do Campeonato Nacional de Singapura, mas sem a presença do campeão olímpico Joseph Schooling. Mesmo tendo treinado durante toda a Pandemia em casa, Schooling já está de volta aos Estados Unidos onde treina na Virginia com Sérgio Lopez na equipe profissional da Universidade da Virginia Tech.
SUIÇA
Winter Challenge é o nome do torneio que acontece em Zurique, 18 a 20 de dezembro, competição válida para classificação olímpica.
TURQUIA
Um dos maiores destaques da ISL deste ano, Emre Sakci é a maior atração do Campeonato Internacional da Turquia em Istambul, de 25 a 27 de dezembro. Sakci já tem marca olímpica na prova dos 100 peito, mas mesmo assim deve disputar a competição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário