Não houve em nenhum país do mundo medidas mais rigorosas e controladas do que as anunciadas ontem pela Swimming Canadá, a Federação Canadense de Natação, com relação a realização da sua seletiva olímpica para Tóquio 2020. Por conta da Pandemia, as medidas foram muito restritivas e deram um outro formato a competição, diferente do tradicional Olympic Trials com eliminatórias e finais. Veja abaixo os detalhes:

* A competição está marcada para Toronto, mesma piscina que recebeu a natação dos Jogos Pan Americanos de 2015, cinco dias de competição de 7 a 11 de abril, com três dias de pré-treino de 4 a 6 de abril.
* Torneio será final direta restrito a 20 nadadores por prova, em duas séries de 10 atletas, utilizando as 10 raias.
* Os atletas participantes serão por convite, marcas alcançadas entre 1o de setembro de 2018 a 6 de dezembro de 2020. Ou seja, nenhum resultado que venha a ser feito a partir de agora vale como classificação para o evento.
* No dia 18 de dezembro, a Swimming Canadá vai publicar uma lista de 30 nadadores por prova, os quais deverão confirmar suas participações, e na sequência convocados e definidos os 20 melhores tempos que estarão na disputa. A lista final de participantes sai até 29 de janeiro.
* Na Seletiva Canadense serão classificados todos os atletas que alcançarem as marcas A exigidas pela FINA.
* Todos os atletas e comissão técnica participantes da Seletiva Canadense deverão se submeter aos testes e protocolos contra o COVID19 e a competição será realizada sem público.

O Canadá ainda alterou o processo de classificação para definição dos quatro nadadores que irão disputar a Seletiva Pré-Olímpica das águas abertas. Estava marcado para um grupo de atletas disputar uma prova de 10 quilômetros nas Ilhas Cayman, em abril de 2021. No comunicado de ontem, os vencedores das provas de 1500 metros nado livre na disputa por piscina é que terão estas vagas.

A Swimming Canadá ainda cancelou o envio da natação para as Universíades e não definiu como serão os processos de classificação dos atletas da Seleção Canadense para o Mundial Júnior de Natação e o Mundial Júnior de Águas Abertas, para isso aguarda a decisão da FINA com relção a data e locais para estes eventos.

Veja aqui o documento completo da Swimming Canadá:
regrasseletivacanada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário