Por conta da Pandemia e a crise mundial, o Comitê Olímpico Internacional está disposto a antecipar a decisão da sede para os Jogos Olímpicos de 2032. Pelo calendário o processo de escolha vai até 2025, mas o Comitê Olímpico Internacional tomou uma decisão inédita de apontar a candidatura favorita, Brisbane, na Austrália.

 

 

No anúncio, o Presidente do COI Thomas Bach indicou que o Comitê de Futuros Jogos aprovou a indicação por unanimidade. Embora ainda precise ser confirmada, apresentamos aqui um pouco do que é a cidade de Brisbane.

Capital do Estado de Queensland, Brisbane é a cidade do extremo leste do país, terceira cidade mais populosa da Austrália com 2,5 milhões de habitantes e uma região metropolitana que chega a 3,6 milhões. Está as margens do Oceano Pacífico e banhada pelo Rio Brisbane, que dá origem ao nome da cidade.

Sir Thomas Brisbane da Escócia era o Governador de New South Wales e primeiro foi dado o nome do rio em sua homenagem, depois nasceu a cidade de Brisbane. Ela tem os apelidos de “Brisa”, “River City” e “Brivegas”.

 

 

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, Brisbane foi importante base militar para os aliados. É considerada uma das cidades com maior diversidade no país, ganhou o título de “Global City” e sempre aparece nas listas de melhores cidades do mundo para se morar.

A comunidade da Nova Zelândia é a maior entre os estrangeiros que moram em Brisbane, mas outros países também tem expressivo número de cidadãos residentes pela ordem Grã-Bretanha, China, Índia, África do Sul, Filipinas, Vietnã, Coreia do Sul, Singapura, Escócia e Malásia, todas com mais de 10 mil pessoas.

Local de sede de importantes empresas, Virgin Austrália, a Pizza Dominos e a Boeing Austrália estão lá localizadas. No esporte, Brisbane sediou duas edições de Commonwealth Games, em 1982 e 2018, além dos Goodwill Games de 2001.

No Commonwealth Games de 82, foi utilizada a estrutura do Sleeman Sports Complex, construído especialmente para o evento. A piscina do Chandler Aquatic Complex viu o canadense Alex Baumann ganhando suas primeiras competições internacionais expressivas, levando os 200 e 400 medley. Dois anos depois, Baumann era o campeão olímpico dos 400 medley batendo Ricardo Prado na final de Los Angeles.

 

 

Em 2018, o Commonwealth Games foi em Brisbane, mas a natação disputada em Gold Coast, cidade que fica a cerca de 45 minutos. Foi nesta competição a última vez que Adam Peaty foi batido em uma de suas provas em piscina longa. Perdeu os 50 peito para o sul-africano Cameron van der Burgh.

Queensland virou o estado da melhor natação da Austrália. Depois da geração Ian Thorpe, Queensland cresceu e hoje detém cerca de 60 a 70% da Seleção Nacional. Entre os nadadores de destaque que nasceram em Brisbane estão as irmãs Bronte e Cate Campbell, o recordista australiano dos 50 livre Ashley Callus, as novas estrelas da equipe nacional Jack Cartwright e Alexander Graham, além de nomes como Jodie Henry, Jade Edmistone, Samantha Riley e Susan O’Neil. O atual Presidente da Swimming Austrália, antiga estrela do fundo, Kieren Perkins também é natural de Brisbane.

 

 

Localizada a mais de 14 mil quilômetros do Brasil, Brisbane tem 13 horas de fuso horário a frente do horário de Brasília. Uma passagem do Rio de Janeiro ou São Paulo para Brisbane não custa menos do que 1.200 dólares e não há vôos diretos. Se alguém pensa em viajar para lá, se prepare para 30 horas de vôo em pelo menos duas escalas.

Visite o link do Sleeman Sports Complex em Brisbane:
https://sleemansports.com.au/sports-and-activities/aquatic.aspx

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário