Veja esta compilação de histórias relacionadas ao Revezamento da Tocha Olímpica que começa nesta quinta-feira em Tóquio, é o primeiro evento oficial da Olimpíada 2020.

 

      • Começa nesta quinta-feira, as 9 da manhã, horário de Tóquio, hoje a noite, 21:00 de Brasília, o Revezamento da Tocha Olímpica Tóquio 2020. O evento será totalmente transmitido ao vivo para evitar aglomerações e feito com inúmeros protocolos e restrições. Serão 121 dias de revezamento até chegar ao Estádio Olímpico no dia 23 de julho, data de abertura da Olimpíada 2020. Está prevista a participação de 10 mil corredores que irão conduzir a tocha pelas 47 prefeituras do território japonês.

        Japão campeão da Copa do Mundo de Futebol 2011

      • Fukushima, mais precisamente a J-Village, sede da Federação Japonesa de Futebol, é a cidade escolhida para o início do revezamento. Cidade com histórico de recuperação tendo passado por dois terremotos e um acidente nuclear. A Seleção Japonesa Feminina de Futebol campeã da Copa do Mundo de 2011 foi escolhida para a primeira parte do revezamento.

    • A tocha foi acesa no dia 12 de março do ano passado no Tempo de Hera, em Olímpia na Grécia. A tradição do fogo relacionada a origem dos Jogos Olímpicos e o simbolismo da tocha é fazer a conexão dos Jogos da Antiguidade com os Jogos da Era Moderna.

Jan Wils

    • Foi o arquiteto neerlandês Jan Wils que introduziu a tocha nos Jogos Olímpicos. Isso aconteceu pela primeira vez na Olimpíada de 1928, em Amsterdã, quando um funcionário da empresa elétrica foi o responsável pelo acendimento da pira.

Jogos Olímpicos Berlim 1936

    • O revezamento da tocha entrou para a história dos Jogos Olímpicos em Berlim, 1936. Na época, por iniciativa de Joseph Goebbels, a tocha percorreu todo o território de 3.187 Km da Alemanha por 3.331 corredores que fizeram o revezamento por 12 dias e 11 noites.

      REUTERS/Issei Kato/File Photo

    • O revezamento da tocha de 2020 poderá ser acompanhado ao vivo pelo aplicativo Google Earth Voyager. Inicialmente o Governo Japonês fez uma orientação para evitar aglomerações, agora existe uma proibição para que isso aconteça. Uma das prefeituras chegou a ameaçar cancelar a passagem pelo local, mas após discussões com a organização, ficou confirmada a passagem pelas 47 Prefeituras do país.

    • Pela primeira vez na história do revezamento da tocha a primeira atleta a receber foi uma mulher. A atiradora grega Anna Korakaki ouro e bronze no Rio 2016 foi quem recebeu a tocha e iniciou o revezamento pela Grécia antes do embarque para o Japão.

    • No dia 18 de março de 2020, uma cerimônia especial marcou a chegada da tocha olímpica ao Japão. Em avião personalizado da Japan Airlines, autoridades e dirigentes receberam a tocha para o revezamento que começaria seis dias depois, porém acabou cancelado três dias antes do seu início.

    • Tokujin Yoshioka é o nome do artista japonês responsável pelo design da tocha Tokyo 2020. Ele usou o tema da época das cerejeiras que deixam o território japonês muito bonito durante esta fase do ano.

    • “Hope lights our way”, não poderia ser melhor o tema do revezamento da tocha olímpica deste ano. Que esta luz ilumine nosso caminho é mais do que simbólico para a época que o mundo vive cheio de incertezas e lidando com esta Pandemia.

Modelos dos carros que irão acompanhar o revezamento da tocha

    • Com o cancelamento da Olimpíada no dia 21 de março de 2020, a tocha olímpica ficou alguns dias em exibição no Japão. Porém, com o avanço da Pandemia e o decreto de Estado de Emergência, a tocha foi recolhida e ficou guardada em local não divulgado.

Revezamento da tocha em 1936

    • Com a intenção de divulgar o IIIo Reich e passar a imagem de paz do povo alemão, o revezamento da tocha foi instituído em 1936. No caminho até chegar a abertura em Berlim, tivemos os primeiros protestos da história da tocha. Especialmente quando passaram pela Áustria e Tchecoslováquia, países que estavam sofrendo ameaça de serem anexados ao Império Alemão.

    • Coca Cola mais uma vez é o patrocinador oficial do revezamento da tocha. A empresa é patrocinadora das Olimpíadas desde 1928, e patrocinadora do revezamento da tocha desde Barcelona em 1992.

Avião personalizado que cruzou o mundo com a tocha dos Jogos de Atenas 2004

    • Atenas 2004 foi o maior revezamento da tocha da história. Um total de 142 dias de revezamento que chegou pela primeira vez a África e a América do Sul, inclusive no Brasil.

Manifestante sendo preso no revezamento da tocha de 2008 passando por Londres

    • Beijing 2008 foi marcado como o revezamento com maior número de protestos. Especialmente nas passagens pelos Estados Unidos e Europa, protestos contra a ditadura chinesa e a política contra Taiwan e Tibete. No ano seguinte, o COI, Comitê Olímpico Internacional determinou que os revezamentos da tocha seriam realizados apenas no território nacional do país sede após sair da Grcia.

Protestos em Angra dos Reis no revezamento de 2016

    • Em 2016, depois de rodar o país, na chegada ao Estado do Rio de Janeiro, o revezamento da tocha teve de ser interrompido em Angra dos Reis. Uma multidão protestava pela organização e o gasto de dinheiro público nas Olimpíadas e a polícia teve de intervir até com bombas de gás. Na confusão, o fogo chegou a ser apagado.

Astronautas russos antes de embarcar para o espaço com a tocha dos Jogos de Inverno de Sochi 2014

    • Barco, avião, helicóptero, no espaço, por onda de rádio, nas florestas, em mergulhos, o revezamento da tocha tem percorrido os mais diferentes caminhos e formatos no sentido de promover a integração e a união dos povos pelos Jogos Olímpicos. O que será que os japoneses vão criar para este ano?

Kane Tanaka

    • A pessoa viva mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka de 118 anos está escalada para participar do revezamento da tocha. Ela terá a sua cadeira de rodas empurrada pelo seu neto e bisneta durante os 100 metros que ela irá participar no evento.

      Vovó Iaiá e seu recorde no Rio 2016

    • Recorde atual de pessoa mais velha a carregar a tocha no revezamento olímpico é da brasileira Aida Gemanque, a vovó Iaiá que no Rio 2016 carregou quando tinha 106 anos de idade. No ano passado, Vovô Iaiá faleceu aos 110 anos. Em 2015, ela havia estabelecido o recorde mundial da pessoa mais velha do mundo ao pular de paraquedas.

Mais jovem a acender a pira olímpica da história foi em 1988

  • A patinadora canadense Robin Perry de 12 anos de idade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 em Alberta, no Canadá, mantém o recorde de mais jovem pessoa a acender a chama olímpica na cerimônia de abertura daquela Olimpíada,
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário