Entrevista recheada de informações importantes foram apresentadas na entrevista com o Presidente da Federação Portuguesa de Natação Antonio Silva dada a Swim Channel em uma live realizada neste sábado. Silva é candidato e favorito a ser o novo Presidente da Liga Europeia de Natação além de fazer parte do Bureau da FINA.

Na live, Silva revelou ao editor de Portugal da Swim Channel Nuno Albuquerque e ao Coach Alex Pussieldi os pontos em destaque abaixo:

* Luiz Fernando Coelho, Presidente da CBDA, vai ser indicado como novo integrante do Bureau da FINA. A entidade vai ter aumento do número de membros e o nome de Coelho já foi aprovado pelo novo Presidente da FINA Husain Al-Musallam.

* Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Fukuoka deverá acontecer entre junho e julho de 2023. A FINA retirada a divulgação da oficialização da nova data pois pretende anunciar todas as mudanças de calendário e opções de competição para a comunidade aquática internacional.

* Duas etapas de Copa do Mundo (ambas na Europa) podem ser realizadas entre maio e junho para contemporizar a ausência do Mundial. Assim, as etapas restante do Circuito da Copa do Mundo aconteceriam no segundo semestre.

* O Mundial de Doha corre risco de ser cancelado. A competição seria em novembro de 2023, com o cancelamento do Mundial de Fukuoka em 2022 e a mudança para 2023, a intenção inicial seria janeiro de 2024. Por conta do calendário apertado e em se tratando de seis meses para os Jogos Olímpicos de Paris, a ideia seja levar a competição para 2025. Isso ainda é possibilidade e segue em discussão.

* A Pandemia e as restritas condições impostas pelo Governo Japonês foi a razão do cancelamento da competição em Fukuoka em maio deste ano. Atletas participantes seriam obrigados a fazer quarentena, sem acesso a piscina, antes da disputa da competição.

* A mudança do Mundial para 2023, entre junho e julho, é uma decisão em conjunto da organização, FINA e interesses das emissoras de televisão (maior fonte de arrecadação da FINA).

* FINA negocia com o Comitê Paralímpico Internacional a inclusão da gestão da natação paralímpica dentro da entidade.

* FINA está com o projeto de mudança de nome bem adiantado. Sem antecipar o nome, a tendência de um World Aquatics ou algo similar é bem provável que aconteça. A mudança deve gerar alterações nas federações continentais para abrigar todos os esportes aquáticos e não somente a natação.

* Um grupo de trabalho já está em andamento reunindo fisiologistas, médicos e experts está trabalhando há alguns meses e deve publicar em março uma regulamentação para a participação dos atletas trans nos esportes aquáticos de alto rendimento. A intenção da FINA é apresentar um formato que garanta a inclusão mas com respaldo científico. A proposta é atender a demanda que o COI repassou as federações internacionais de esporte desde novembro do ano passado.

* Eleição da LEN, Liga Europeia de Natação, está marcada para o dia 5 de fevereiro em Frankfurt, na Alemanha. Registros de chapas podem ser feitos até o dia da eleição.

* Antonio Silva indica que tem 40 dos 52 países em votos abertos em seu favor.

 

Para assistir a íntegra da entrevista visite o Instagram da Swim Channel.

Para a

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário