O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán e o presidente da FINA, Husain Al-Musallam, anunciaram hoje um acordo para a capital da Hungria realizar um Campeonato Mundial da FINA de 18 de junho a 3 de julho de 2022.

O acordo garante que os atletas tenham um campeonato mundial de esportes aquáticos para atingir no verão de 2022. O acordo foi alcançado após a aprovação do FINA Bureau hoje.

A FINA e as principais partes interessadas do Comitê Organizador de Fukuoka 2022 concordaram em conjunto na semana passada em transferir o Campeonato Mundial da FINA de 13 a 29 de maio de 2022 para 14 a 30 de julho de 2023 devido aos atuais impactos na saúde da variante Omicron COVID-19 e as medidas de pandemia atualmente em vigor no Japão.

“Como uma comunidade aquática, estamos encontrando soluções em torno da pandemia e o anúncio de hoje é um passo importante nesse processo”, disse o presidente da FINA, Husain Al-Musallam. “Sabemos que precisamos ser criativos em nossa abordagem ao navegar pela atual crise de saúde para nossos atletas. O acordo de hoje é uma prova desse trabalho. A FINA também reconhece que a pandemia está evoluindo de forma diferente de acordo com o tempo e o lugar. Somos extremamente afortunados por ter anfitriões de eventos que compartilham nossa paixão pelos esportes aquáticos e têm vontade, capacidade e flexibilidade para organizar o evento de maior prestígio da FINA. Somos profundamente gratos a todos os nossos anfitriões e sabemos que os atletas aquáticos sentem o mesmo.”

“Com quatro Campeonatos Mundiais da FINA e os Jogos Olímpicos de Paris 2024 nos próximos quatro anos, estamos maximizando as oportunidades de corrida e o potencial de ganhos para atletas aquáticos estabelecidos e emergentes”, acrescentou o presidente da FINA, Al-Musallam.

Uma parada regular para os eventos da Copa do Mundo de Natação da FINA, da Liga Mundial de Polo Aquático da FINA e da Série Mundial da FINA, Budapeste já sediou o Campeonato Mundial da FINA em 2017. Esse evento teve 12 recordes mundiais estabelecidos na piscina durante um evento que atraiu números recordes de espectadores e telespectadores.

Este Campeonato Mundial da FINA está programado para apresentar cinco discípulos aquáticos da FINA: natação, mergulho, pólo aquático, natação artística e natação em águas abertas. A FINA continuará trabalhando em uma programação de eventos semelhante para atletas de mergulho e competidores masters.

A FINA continua consultando atletas e partes interessadas sobre a programação do Campeonato Mundial da FINA em Doha, Catar, e mais informações serão divulgadas o mais rápido possível.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário