Realizada na manhã desta terça-feira em Fukuoka:

* Husain Al-Musallam foi eleito Presidente da World Aquatics. Candidato único, como havia sido eleito em 2021, porém com a mudança do estatuto se fazia necessária a sua eleição. Mandato único de oito anos, será o presidente até 2031.

* Aprovada a mudança da sede da World Aquatics para Budapeste, na Hungria. Acordo já havia sido feito em maio e assinatura do contrato foi feita ao final do Congresso.

* World Aquatics vai funcionar dentro de um moderno centro de treinamento aquático que está sendo construído em Budapeste.

* World Aquatics vai mandar alguns departamentos de sua entidade operando em Lausanne, na Suiça. De acordo com o informado haverá uma economia de 10 milhões de dólares anuais com esta mudança.

* Anunciadas as datas do Campeonato Mundial de Piscina Curta de 2024, 10 a 15 de dezembro, em Budapeste, na Hungria.

* A World Aquatics ainda vai anunciar o formato e detalhes da primeira competição “Open Category” que vai permitir a participação de atletas trans.

* O comitê montado para a resolução do formato e critérios para participação dos atletas russos e belarussos ainda não concluiu os seus trabalhos, mas deve ser anunciado em breve o retorno as competições aquáticas.