Estava previsto para esta sexta-feira pela manhã o primeiro (e único) treinamento na área onde sábado e domingo acontecem as provas de 10 quilômetros da Copa do Mundo de Águas Abertas que também servirão como Teste Evento para os Jogos Olímpicos de Paris. A Federação Francesa de Natação anunciou o cancelamento do treino indicando que as fortes chuvas que vem caindo em Paris nas últimas semanas comprometeu a condição da água e por conta disso decidiu por cancelar a prática.

O Rio Sena vem recebendo um tratamento milionário na sua balneabilidade e a previsão da sua completa limpeza está prevista para 2025. As fortes chuvas sempre comprometem a poluição do local e as informações é de que as chuvas diárias tem sido quatro vezes maior do que a média para a época. Indicativos apontam como o maior índice de chuvas dos últimos 20 anos.

As provas de 10 quilômetros, feminino no sábado, e masculino no domingo, seguem marcadas, e os treinamentos estão autorizados apenas nas piscinas oficiais da organização.

Nadar no Rio Sena é algo que está proibido pelo Governo local desde 1923 e a sua balneabilidade é considerada uma das maiores ações de legado destes Jogos Olímpicos.

Além das provas de águas abertas deste final de semana, outro Teste Evento está previsto para o local nos dias 17 a 20 de agosto, com a parte de natação do triatlo.