Caros Atletas,

Nesta crise sem precedentes, estamos todos unidos.

Como você, estamos muito preocupados com o que a pandemia do COVID-19 está fazendo na vida das pessoas. As vidas humanas têm precedência sobre tudo, incluindo a realização dos Jogos. O COI quer fazer parte da solução. Portanto, tornamos nosso princípio principal proteger a saúde de todos os envolvidos e contribuir para conter o vírus. Gostaria de garantir que aderiremos a isso em todas as nossas decisões relativas aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O caminho para Tóquio é muito diferente para cada um de vocês, vindo de 206 NOCs. Muitos de vocês não podem se preparar e treinar da maneira que estão acostumados, ou nem mesmo por causa das medidas anti-COVID-19 em seu país. Muitos de vocês estão treinando e estão ansiosos para tornar seu sonho olímpico realidade. Muitos de vocês já estão qualificados para os Jogos; um número significativo não é.

O que todos compartilhamos, no entanto, é uma tremenda incerteza. Essa incerteza agita nossos nervos e levanta ou fortalece dúvidas sobre um futuro positivo; destrói a esperança. Alguns até têm que temer por sua própria existência. Essa incerteza decorre do fato de que, neste momento, ninguém pode realmente fazer declarações totalmente confiáveis ​​sobre a duração dessa luta contra o vírus. Isso vale para o esporte, a ciência, a mídia, a política e toda a sociedade. Portanto, infelizmente, o COI infelizmente não pode responder a todas as suas perguntas. É por isso que contamos com o conselho de uma Força-Tarefa, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como atletas de sucesso, você sabe que nunca devemos desistir, mesmo que a chance de ter sucesso pareça ser muito pequena. Nosso compromisso com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é baseado nessa experiência. É nossa experiência como atletas que você deve estar sempre pronto para se adaptar a novas situações. Por esse motivo, como indicado anteriormente, temos pensado em diferentes cenários e os estamos adaptando quase dia a dia.

Por um lado, há melhorias significativas no Japão, onde as pessoas recebem calorosamente a chama olímpica. Isso poderia fortalecer nossa confiança em nossos anfitriões japoneses de que poderíamos, com certas restrições de segurança, organizar os Jogos Olímpicos no país, respeitando nosso princípio de proteger a saúde de todos os envolvidos. Por outro lado, vimos um aumento dramático de casos e novos surtos do vírus em diferentes países em diferentes continentes. É por isso que precisamos dar o próximo passo em nossos cenários.

Eu acho que posso sentir com aqueles que consideram a situação insatisfatória. Mesmo assim, em circunstâncias muito diferentes e por razões muito diferentes, tive uma experiência de incerteza como atleta nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980. Não sabíamos se os Jogos aconteceriam e se poderíamos participar. Francamente, eu preferiria que os tomadores de decisão tivessem levado mais tempo para decidir sobre uma base de informações mais sólida.

Nossa base de informações hoje é que uma decisão final sobre a data dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ainda seria prematura.

Assim, como você, estamos em um dilema: o cancelamento dos Jogos Olímpicos destruiria o sonho olímpico de 11.000 atletas de todos os 206 comitês olímpicos nacionais, da equipe olímpica de refugiados do COI, provavelmente para os atletas paraolímpicos e para todas as pessoas que o apoiam como treinadores, médicos, funcionários, parceiros de treinamento, amigos e familiares. O cancelamento não resolveria nenhum problema e não ajudaria ninguém. Portanto, não está na nossa agenda.

Uma decisão sobre um adiamento hoje não poderia determinar uma nova data para os Jogos Olímpicos por causa dos incertos desenvolvimentos em ambas as direções: uma melhoria, como estamos vendo em vários países, graças às medidas severas que estão sendo tomadas ou a uma deterioração da situação nos Estados Unidos. outros países.

Ao contrário de outros eventos esportivos, adiar os Jogos Olímpicos é um desafio extremamente complexo. Apenas para dar alguns exemplos:

Vários locais críticos necessários para os Jogos podem não estar mais disponíveis. As situações com milhões de noites reservadas nos hotéis são extremamente difíceis de lidar, e o calendário esportivo internacional para pelo menos 33 esportes olímpicos teria que ser adaptado. Estes são apenas alguns dos muitos, muitos outros desafios.

Portanto, para aprofundar o estudo de diferentes cenários, seria necessário o total comprometimento e cooperação do Comitê Organizador de Tóquio 2020 e das autoridades japonesas, de todas as Federações Internacionais (FIs) e Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs) e todas as partes interessadas dos Jogos Olímpicos. Jogos. É à luz da situação mundial em deterioração e no espírito de nosso compromisso compartilhado com os Jogos Olímpicos que o Conselho Executivo do COI iniciou hoje o próximo passo em nossos cenários.

Juntamente com todas as partes interessadas, iniciamos discussões detalhadas hoje para concluir nossa avaliação do rápido desenvolvimento da situação mundial da saúde e seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo um cenário de adiamento. Estamos trabalhando muito e estamos confiantes de que teremos finalizado essas discussões nas próximas quatro semanas.

Sei que essa situação sem precedentes deixa muitas de suas perguntas em aberto. Sei também que essa abordagem racional pode não estar alinhada com as emoções pelas quais muitos de vocês precisam passar. Portanto, ao tentarmos abordar sua situação e as perguntas que você possa ter sobre seu treinamento, seus sistemas de qualificação e sua participação nos Jogos, incentivamos você a ficar de olho nas atualizações do Athlete365, mas também a manter contato próximo com seus CONs e federações nacionais.

Desejo, e todos estamos trabalhando para isso, que a esperança de tantos atletas, CONs e FIs dos cinco continentes tenha se cumprida: que no final desse túnel escuro todos estamos passando juntos, sem saber como por muito tempo, a chama olímpica será uma luz no fim deste túnel.

Como companheiro olímpico, espero que você possa entender nosso desafio e aceitar e apoiar nossos princípios, que são para proteger a saúde de sua família e de todos e de manter vivo seu sonho olímpico.

Desejando a você, sua família e seus amigos, antes de tudo, boa saúde e tudo de melhor, continuo com os melhores cumprimentos,

Thomas Bach, COI

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário