O holandês Jacco Verhaeren anunciou ontem a sua decisão de não renovar, nem estender, seu contrato com a Swimming Austrália e vai deixar o cargo como já estava previsto para novembro deste ano. Head Coach da Seleção Australiana desde 2013, Verhaeren já havia decidido que deixaria o cargo ao final do contrato para retornar a seu país por razões familiares. Com a mudança dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano, a expectativa era de que Verhaeren permanecesse no cargo.

O anúncio de ontem foi feito pela Swimming Australia em seu website com uma foto e a mensagem “Thank you Jacco”. Veja o link da matéria clicando aqui.

 

 

Verhaeren apareceu pela primeira vez como um jovem e promissor técnico com o resultado de Pieter van Den Hoogenband finalista dos 100 e 200 metros nado livre dos Jogos de Atlanta de 1996 quando tinha apenas 18 anos de idade. Depois, Verhaeren comandou o trabalho da velocista campeã olímpica e recordista mundial Inge de Brujin. Durante anos, Verhaeren comandou a KZNB, Real Federação Holandesa de Natação.

Após a controversa campanha dos Jogos de Londres 2012, a Swimming Austrália decidiu trazer um técnico estrangeiro para comandar a equipe. Verhaeren assumiu o cargo em 2013 e fez diversas mudanças no programa de alto rendimento. Uma delas, aplicada pela primeira vez no ano passado e que seria repetida este ano seria a proximidade da Seletiva Olímpica com os Jogos. Diferente do modelo anterior, quando a seletiva acontecia três ou quatro meses antes, o novo formato similar ao utilizado pelos americanos seria definir o time australiano pouco mais de 30 dias antes da Olimpíada.

Com uma resistência muito grande no início de trabalho, Verhaeren foi o primeiro estrangeiro no comando da Seleção Australiana. Ao longo destes anos, conquistou seus companheiros de trabalho e sua função vinha sendo elogiada, A decisão de saída era pessoal e ele mesmo optou por não estender seu contrato para a disputa dos Jogos de Tóquio que serão em julho de 2021.

 

Rohan Taylor

Rohan Taylor já foi indicado pela Swimming Austrália para assumir o cargo de Verhaeren pelo menos até a campanha Tóquio 2021. Taylor atuava como State Head Coach de Victoria e Tasmania. Taylor foi o técnico de Leslie Jones, atleta campeã olímpica dos 100 peito e vice nos 200 peito nos Jogos de Beijing em 2008.

 

Verhaeren e Taylor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário