A Best Swimming revisando o regulamento das competições dos Jogos Pan Americanos Júniors de 2021 encontrou um artigo que garante a vaga dos campeões de provas dos Jogos Pan Americanos de Santiago de 2023. Isso não é novidade, até porque a impressão é de que a natação não entrava neste critério: grande engano!

O artigo especificamente diz isso aqui:
Clasificación a Santiago 2023
En Natación, todos los medallistas de oro en pruebas individuales clasificarán directamente a los Juegos Panamericanos Santiago 2023. Se distribuirán catorce (14) lugares por género (28 en total) en estas competiciones.
Los atletas que clasifiquen para Santiago 2023 no tendrán efecto alguno en el tamaño de la delegación y el número de inscripciones por prueba individual de los Juegos Panamericanos Santiago 2023.
Las plazas obtenidas son para los atletas no para el país. Si el atleta que obtuvo la plaza no puede participar en los Juegos Panamericanos Santiago 2023, dicha plaza se perderá y no podrá ser transferible al país ni a ningún otro atleta que haya quedado en otro lugar en los Juegos Panamericanos Junior Cali 2021.

Iniciamos um levantamento junto as entidades da organização do evento. Na sexta-feira a Best Swimming fez um contato com a direção da CONSANAT e UANA, a qual ambas confiram que a responsabilidade do regulamento dos Jogos Pan Americanos Júniors é da PanAm Sports. Vale destacar que a interpretação da CONSANAT era a mesma da Best Swimming, onde este critério de vitória e classificação não se aplicaria a natação.

O acréscimo de atletas extras para os Jogos Pan Americanos de 2023 irá incorrer no aumento total de atletas na competição, e na sexta-feira mesmo, autoridades esportivas do Chile já confirmaram que estão preparadas para receber este número adicional de atletas.

Por se tratar de uma competição dos Comitês Olímpicos Nacionais, obtivemos através do diretor de esportes do COB, Jorge Bichara, a confirmação de que o regulamento está correto: “A intenção é esta mesmo, dar a oportunidade para atletas mais jovens, é uma experiência, vamos ver no que vai dar”.

Com a confirmação do COB, o critério dá uma oportunidade enorme para a nova geração da natação e mais, oferece uma nova perspectiva para os Jogos Pan Americanos. Como o critério mencionado acima diz, os campeões de provas do Pan Júnior de 2021 garantem suas vagas na competição absoluto de 2023 sem interferir no total máximo de 18 atletas por sexo de cada seleção, nem no número de dois nadadores por país prova.

Isso, num exemplo prático, o Brasil se vencer a prova dos 50 metros nado livre masculino no Pan Júnior de 2021 vai ter três atletas na disputa dos 50 livre no Pan de 2023, e mais, pode ganhar as três medalhas da prova, ouro, prata e bronze. Três nadadores do mesmo país por prova nos Jogos Pan Americanos não acontece desde o Pan de 1959, em Chicago.

A interpretação da PanAm Sports, ou de quem tenha apresentado tal sugestão, é de dar a oportunidade para uma nova geração de atletas e trabalhar a longo prazo oferecendo a garantia de participar de um grande evento dois anos depois. Na prática, isso pode retirar medalhas de países com menos tradição, que muitas vezes chegam ao pódio graças a esta limitação de dois atletas por prova.

Os Jogos Pan Americanos de 2021 serão disputados em Cali, na Colômbia, de 9 a 19 de setembro. A natação contempla o programa olímpico mais o revezamento 4×100 metros nado livre misto, mesmo programa do Pan absoluto. No total, serão 41 países disputando 313 eventos em 27 esportes.

Os atletas que disputarão o Pan Júnior 2021 são os nascidos entre 1999 a 2006, num total de 28 vagas, 14 para cada sexo. As provas de natação acontecerão no Complexo Hernando Botero O’Byrne em Cali.

 

 

As inscrições e os tempos dos atletas para o Pan Júnior de 2021 devem ser submetidas até 21 de junho do próximo ano. Com isso, a CBDA vai utilizar a Seletiva Olímpica no processo de classificação dos atletas na busca de suas vagas para o evento.

Vale destacar que o grupo de atletas dos Jogos Pan Americanos Júniors de 2021 é o mesmo que disputa as vagas para o Campeonato Sul-Americano Absoluto em disputa no Troféu Brasil que acontece esta semana no Rio de Janeiro.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário